Por que, na era da internet, só se pode fazer transferência em horário limitado?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Hugo Brito
  • Hugo Brito

Publicado em 6 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Quem nunca se perguntou por que na era da internet, das conexões instantâneas, só se pode fazer uma transferência entre bancos em uma faixa determinada de horário?  E os comerciantes ? Estes também ficar em dúvida, todos os dias quando passam uma compra no cartão de débito do porque o dinheiro que sai da conta do cliente na hora só chega na da loja no dia seguinte, se ele for útil. No cartão de crédito então, o tormento na cabeça do comerciante sem dúvida é ainda maior. O limite do cliente reduz na hora, mas o pagamento para quem vendeu chega só 28 dias depois.

Finalmente o Banco Central brasileiro stá trabalhando na solução desse problema. Em breve, as transações serão instantâneas, em qualquer dia, inclusive fins de semana e feriados. A medida ainda está sem data para entrar em vigor e deve ter impacto direto no mercado com mais pessoas usando cartões para pagar, em vez do dinheiro, e com uma redução nos descontos do valor recebido pelos lojistas, feitos pelas administradoras. Países como Índia, China, Estados Unidos e Chile já trabalham com pagamentos instantâneos.

O resumo é simples. Com mais agilidade, aumenta a competição entre as operadoras e vem a reboque uma redução no custo cobrado aos lojistas. Depois disso é rezar para, quem sabe, o preço que é cobrado de nós consumidores possa até ser reduzido. Vamos aguardar.   Nova Bitcoin?   O nome dessa nova possível moeda é bem simples. “Q”. A empresa se chama Initiave Q e tem um objetivo bem arrojado. Se tornar a principal forma mundial de comércio eletrônico. Ela foi criada pelo empreendedor Saar Wilf que criou também a Fraud Sciences, especializada em segurança de pagamentos, e que foi adquirida pelo Paypal em 2008. A forma de atuar da “Q” é diferente da Bitcoin. Segundo os criadores o sistema de proteção das criptomoedas – Bitcoins - coloca o ônus nas mãos do cliente que precisa gerar códigos criptografados que devem ficar em um determinado computador como se fosse um lastro, dentre outras operações visando garantir as transações.

Para o pessoal da Initiave Q qualquer forma de pagamento que não seja tão simples e segura como o cartão de crédito, que fica com toda a carga da segurança, não terá como dar certo. Por isso foi desenvolvido um plano. Primeiro só pode ter “Q’s” quem for convidado por outro que já esteja cadastrado.  Aí vem o medo da pirâmide, de estar levando um golpe. Para rebater isso eles não cobram, ou seja, não há dinheiro envolvido e cada pessoa só pode convidar 5 usuários e se inscrever apenas uma vez.

Segundo, a inscrição é feita apenas com o e-mail. Está sendo criado também um comitê monetário externo que controlará o sistema, especialmente no dia que começar a funcionar, para o que ainda falta uma boa estrada pois além de inscrever os usuários convidados eles terão que achar quem vai aceitar e, apenas quando a rede estiver equilibrada, enfim liberar o uso que se projeta iniciará com cada “Q” valendo um dólar. Como fui convidado e me inscrevi em breve trarei mais novidades por aqui, para o bem ou para o mal.