Por que, na era da internet, só se pode fazer transferência em horário limitado?

tecnoporto
06.11.2018, 05:00:00

Por que, na era da internet, só se pode fazer transferência em horário limitado?


Quem nunca se perguntou por que na era da internet, das conexões instantâneas, só se pode fazer uma transferência entre bancos em uma faixa determinada de horário?  E os comerciantes ? Estes também ficar em dúvida, todos os dias quando passam uma compra no cartão de débito do porque o dinheiro que sai da conta do cliente na hora só chega na da loja no dia seguinte, se ele for útil. No cartão de crédito então, o tormento na cabeça do comerciante sem dúvida é ainda maior. O limite do cliente reduz na hora, mas o pagamento para quem vendeu chega só 28 dias depois.

Finalmente o Banco Central brasileiro stá trabalhando na solução desse problema. Em breve, as transações serão instantâneas, em qualquer dia, inclusive fins de semana e feriados. A medida ainda está sem data para entrar em vigor e deve ter impacto direto no mercado com mais pessoas usando cartões para pagar, em vez do dinheiro, e com uma redução nos descontos do valor recebido pelos lojistas, feitos pelas administradoras. Países como Índia, China, Estados Unidos e Chile já trabalham com pagamentos instantâneos.

O resumo é simples. Com mais agilidade, aumenta a competição entre as operadoras e vem a reboque uma redução no custo cobrado aos lojistas. Depois disso é rezar para, quem sabe, o preço que é cobrado de nós consumidores possa até ser reduzido. Vamos aguardar.
 
 Nova Bitcoin?
 
O nome dessa nova possível moeda é bem simples. “Q”. A empresa se chama Initiave Q e tem um objetivo bem arrojado. Se tornar a principal forma mundial de comércio eletrônico. Ela foi criada pelo empreendedor Saar Wilf que criou também a Fraud Sciences, especializada em segurança de pagamentos, e que foi adquirida pelo Paypal em 2008. A forma de atuar da “Q” é diferente da Bitcoin. Segundo os criadores o sistema de proteção das criptomoedas – Bitcoins - coloca o ônus nas mãos do cliente que precisa gerar códigos criptografados que devem ficar em um determinado computador como se fosse um lastro, dentre outras operações visando garantir as transações.

Para o pessoal da Initiave Q qualquer forma de pagamento que não seja tão simples e segura como o cartão de crédito, que fica com toda a carga da segurança, não terá como dar certo. Por isso foi desenvolvido um plano. Primeiro só pode ter “Q’s” quem for convidado por outro que já esteja cadastrado.  Aí vem o medo da pirâmide, de estar levando um golpe. Para rebater isso eles não cobram, ou seja, não há dinheiro envolvido e cada pessoa só pode convidar 5 usuários e se inscrever apenas uma vez.

Segundo, a inscrição é feita apenas com o e-mail. Está sendo criado também um comitê monetário externo que controlará o sistema, especialmente no dia que começar a funcionar, para o que ainda falta uma boa estrada pois além de inscrever os usuários convidados eles terão que achar quem vai aceitar e, apenas quando a rede estiver equilibrada, enfim liberar o uso que se projeta iniciará com cada “Q” valendo um dólar. Como fui convidado e me inscrevi em breve trarei mais novidades por aqui, para o bem ou para o mal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/temer-ressalta-forca-e-estabilidade-das-instituicoes-em-pronunciamento/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sessao-do-tj-ba-e-suspensa-apos-confusao-e-retirada-de-advogado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-o-clipe-da-cantora-argentina-lali-em-parceria-com-pabllo-vittar/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-sabia-que-o-ford-mais-vendido-na-america-do-sul-e-feito-na-bahia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mostra-multimidia-homenageia-os-40-anos-do-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/igreja-transmite-momento-em-que-pastor-e-baleado-em-culto-veja/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/camera-de-shopping-flagrou-conversa-de-empresario-que-matou-jogador-e-testemunhas/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/prepare-a-maratona-cinco-series-da-netflix-para-ver-apos-o-enem/