Por que vale a pena entrar em clubes de corrida?

Grupos aliam desempenho esportivo a ambiente que gera interatividade e entram no gosto dos corredores

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Divulgação

Correr é um ato natural do ser humano. Como prática esportiva, não exige muita estrutura. Basta ter disposição, calçar um tênis e começar a se exercitar pelas ruas da cidade. Você pode até fazer seu treino por conta própria e sair correndo por aí sem destino, mas se o seu foco for desempenho, não tem jeito. É bom procurar uma orientação profissional. Os clubes de corrida ganharam força pela cidade e reúnem milhares de corredores amadores ou profissionais.

“O aluno ou atleta com o acompanhamento de uma assessoria esportiva tem um profissional qualificado orientando toda a parte técnica e tática da corrida. Ele terá um treino individualizado e desenvolverá em prática”, explica Rafael Peralva, educador físico e coordenador de um grupo de corrida.

Os treinos no grupo de corrida costumam acontecer de duas a três vezes por semana em locais variados. Quem entra no clube não precisa se preocupar em igualar o ritmo da galera que já treina. Cada um no seu tempo. “As primeiras semanas você vai fazendo os testes. Ele faz uma simulação de corrida, os tiros, marcação de tempo para ver qual o seu desempenho e para saber qual o treino mais adequado para você”, explica Cláudia Lima que começou a correr há mais ou menos seis meses. Inicialmente, se aventurou na rua sob a orientação do seu ‘personal trainer’ e mais algumas amigas. Tomou gosto pela atividade e resolveu entrar em um grupo de corrida. Não se arrepende. "Correr ao ar livre diminui a ansiedade, o estresse do dia a dia”, pontua a dentista Cláudia Lima “Além da nossa capacidade física que com a corrida evolui a cada dia, você faz amizades, sua respiração melhora. Correr ao ar livre é excelente, muito melhor do que correr em um ambiente de academia. Diminui a ansiedade, o estresse do dia a dia. Isso me ajuda bastante, além de melhorar o sono. Para mim isso ajudou muito”, pontua a dentista de 36 anos.

Cláudia faz parte do clube de corrida da academia em que malha, o Vida Ativa Tri Run. O que chamou a atenção foi o profissionalismo e a estrutura que encontrou na rua. “O que me motiva mais é o comprometimento do clube. Eles têm a programação correta, cumprem com o horário, estão lá sempre para tirar dúvidas. Fora a estrutura do treino, bem bacana, organizada. Tem o suporte de hidratação”, conta.

AMIZADES E INTERATIVIDADE Os clubes de corrida também são espaços de sociabilidade. Entre uma corrida ou outra há muitos metros para criar amizades. “Depois que entrei no grupo, conheci uma pessoa maravilhosa que é conhecido como Hostil, mas que não tem nada de hostil nele (risos). Ele sempre me chama para correr e ele já está se preparando para mais uma maratona, enquanto eu mal corro 10 km. Então, ele diminui o ritmo para me acompanhar”, disse a servidora pública, Nayara Brito que faz parte da Assessoria Esportiva de Rafael Peralva.

A parte social também foi um ponto que encantou o empresário Félix Muniz, 34 anos. Depois que entrou no grupo de corrida Triplaforma ganhou mais do que desempenho esportivo, ganhou inúmeras amizades. “Se não fosse a corrida, não teria amizades tão bacanas como eu fiz. Pessoas que compartilham de um mesmo hobby. As pessoas têm a mesma visão de mundo, independente de formação, de origem. A gente ama corrida e faz com que a gente seja amigo. Foi a corrida que uniu a gente”, diz.

Félix, que é sócio em uma fábrica de softwares, começou a correr para controlar o peso. O empresário chegou a pesar 120kg antes de iniciar na modalidade. No início, treinava por conta própria, o que acarretou em uma lesão no joelho. A partir daí começou a profissionalizar a atividade. Passou a fazer reforço muscular na academia, acompanhamento com nutricionista e ortopedista. Os resultados começaram a aparecer.

Em 2016, completou quatro provas de 10km. Foi neste momento que despertou a curiosidade pelos grupos de corrida. “Comecei a prestar a atenção no desempenho de quem corre no grupo de corrida. Os caras estão em harmonia, se abraçando. Eu corria com amigos, mas sempre tinham contratempos e eu me via correndo só. Eu sempre fui de grupo”, conta. Motivado, Félix Muniz está se preparando para fazer os 21km da Maratona Cidade do Salvador Resolveu entrar no grupo de corrida e não se arrepende. Após o treino especializado viu o seu desempenho esportivo evoluir muito. “Comecei a baixar muito o meu tempo da noite para o dia depois que entrei no grupo e já completei uma prova de 21km. A parte mais importante é a orientação de um profissional especializado. Você não faz as coisas de forma aleatória e não pega informações de internet que nem sempre se adequa a você especificamente. O que vale para todo mundo pode não valer para você. Quando você não está em um grupo, você não tem a motivação para treinar”, salienta.

Motivado, Félix está se preparando para fazer os 21km da Maratona Cidade de Salvador, promovida pela Prefeitura, que será realizada no dia 23 de setembro e terá as distâncias de 5km, 10km, 21km e 42km. Mas sem agonia por desempenho. O que Félix quer é se divertir na orla da cidade. “Vou fazer sem nenhum compromisso com o tempo. Vou fazer para passear”, finaliza.