Porto de Salvador se junta a Paraguá: únicos a receber navios de 366 metros

Por Donaldson Gomes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Porto na vanguarda O Porto de Salvador se juntou ao de Paranaguá (PR) como um dos dois únicos no Brasil com autorização para receber navios de até 366 metros de cumprimento. A autorização, concedida pela Capitania dos Portos no último dia 1º de junho para operações na área do Terminal de Contêineres (Tecon), coloca o equipamento na vanguarda entre os portos brasileiros. "O Porto de Salvador ganha mais competitividade pois passa a estar habilitado a receber uma nova classe de navios, maiores e com capacidade superior aos que escalam regularmente os portos brasileiros", destaca o diretor-presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale. O diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço, destaca que a autorização vai ajudar atrair novas rotas de navegação e deixa Salvador preparada para receber embarcações que ainda nem estão navegando na costa brasileira. "Nos dá uma vantagem competitiva muito grande", comemora. Com a infraestrutura, é questão de tempo a chegada dos navios. 

Pronto desde 2012 A infraestrutura necessária para as operações está pronta desde 2012, segundo o Tecon. "É um processo longo, porque envolve uma série de simulações e questionamentos para que tudo dê certo", explica Demir Lourenço. Hoje, a Codeba vai apresentar mais detalhes sobre a novidade na área de infraestrutura portuária da Bahia. 

Ampliação à vista Agora, o esforço do Tecon, que é operado pela Wilson sons, é para tirar do papel o contrato aditivo de novembro de 2016, que permitirá a empresa ampliar o seu cais em 427 metros. "É impressionante a quantidade de instâncias que precisamos acessar para viabilizar o investimento", conta Demir Lourenço. Atualmente, o Tecon está tentando viabilizar o projeto executivo e conseguir a licença ambiental. Hoje, o terminal tem capacidade para movimentar 530 mil teus (contêiner tamanho padrão) e com a ampliação poderá chegar perto de 1 milhão de teus. No ano passado, a movimentação foi de 307 mil teus.

A baixa estação chegou A baixa estação chegou. A rede hoteleira de Salvador apresentou em maio taxa de ocupação de 47,60%, registrando uma queda de 11 pontos percentuais (pp) em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período de 2017, houve uma leve recuperação, de 2,3 pp, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA). "O início das obras de reforma do aeroporto, a licitação do novo Centro de Convenções, a requalificação de novos trechos da orla e a chegada de novos voos são notícias que renovam esperança de dias melhores”, pondera Glicério Lemos, presidente da ABIH-Bahia.

No horizonteHub perdido . A Air France-KLM anunciou a opção de paradas grátis em Fortaleza (CE), sem custos extras. Tem tudo para bombar o turismo lá. Por aqui, fica o lamento pelo importante hub internacional que a Bahia não disputou direito.