Portões do Parque da Cidade são recolocados pela prefeitura após roubo

Equipamentos foram furtados na madrugada de quinta-feira (5)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2022 às 13:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Secom

Os portões de acesso ao Parque Municipal Joventino Silva (Parque da Cidade), no Itaigara, foram recolocados pela prefeitura  na noite da última sexta-feira (6). Os equipamentos foram roubados na madrugada de quinta-feira (5).

Os novos portões instalados são feitos em aço, com reforço no sistema para evitar novas ocorrências. Para a realização da iniciativa, foram utilizados caminhões munck e serviços de serralheria e fabril. 

Segundo a prefeitura, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) já gastou mais de R$180 mil no reparo de praças, monumentos, academias de saúde e demais equipamentos vandalizados. Os espaços de convivência e lazer situados no Santo Antônio Além do Carmo, São Caetano, Barros Reis, Largo do Tanque, Barris e Avenida Centenário lideram os casos de vandalismo.

Para o presidente da Desal, Virgílio Daltro, a prática só traz prejuízos a todos os cidadãos, além de ser crime previsto no Código Penal. “Praticamente toda semana, a Prefeitura entrega praças, academias de saúde, quadras, iluminação em LED e demais intervenções para melhorar a vida dos cidadãos. Não faz sentido ocorrências como essa em uma cidade que está cada vez mais bonita e bem-cuidada”, pontuou.

Entre outros itens que são alvo de depredação do patrimônio público estão cabos de semáforos e de iluminação, passarelas, viadutos, sinalização e mobiliário urbano. De acordo com a estimativa da Seman, o Município gasta cerca de R$2 milhões por ano para recuperar equipamentos vandalizados na cidade, montante que poderia ser aplicado em novas praças, quadras e demais equipamentos públicos para a população.