Portos baianos vão receber mais turistas nos meses de alta estação

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A crise cambial sopra bons ventos para o turismo na Bahia. A Companhia de Docas da Bahia (Codeba) já contabiliza, comparado à alta estação passada, um aumento de 5,8% no número de passageiros que vão desembarcar na capital baiana em navios entre novembro deste ano e fevereiro de 2019. Em Ilhéus, o incremento será de 9,5%. O balanço está baseado nas escalas confirmadas para os dois portos até a última quinta-feira (6/9) e ainda pode aumentar caso os terminais sejam procurados por outros cruzeiros. O primeiro navio da alta temporada 2018/2019 será, até o momento, o MSC Fantasia, vindo de Santa Cruz de Tenerife (Espanha). A embarcação, com capacidade para 3.952 passageiros, chega às 13 horas de 19 de novembro. Poucas horas depois (às 21), segue pra Ilhéus. O site da Codeba indica que o último será o Costa Favolosa, com capacidade de transportar 3.780 passageiros. Ele estará vindo de Búzios (RJ) no dia 27 de fevereiro e daqui vai partir para Ilha Bela (SP) sete horas depois de aportar. O maior navio previsto para o Porto de Salvador na temporada é o MSC Seaview, com capacidade para 5.210 passageiros. Ele fará escalas na capital baiana nos dias 2/12, 18/12, 25/12, 2/1,15/1, 29/1 e 12/2. O cruzeiro com maior permanência em Salvador será o Marina, da operadora Star Ship Agência Marítima, cuja escala será das 14 horas do dia 10/12 até as 18 horas de 11/12. 

Ilhéus – Também caberá ao MSC Fantasia fazer a abertura da alta estação no Porto de Ilhéus, no dia 20/11, às 11 horas da manhã. A última escala confirmada para o  terminal do sul baiano é a do dia 27/2, feita pelo navio Prinsendan, da Star Ship, com capacidade para 1.226 passageiros. O MSC Seaview fará escalas em Ilhéus nos dias 19/12, 26/12, 4/1, 16/1, 30/1, 13/2. Assim como em Salvador, esta é a embarcação com maior capacidade de passageiros prevista para a temporada. Ainda de acordo com os dados da Codeba, as 48 escalas já confirmadas indicam que Salvador deve receber, pelo porto,  162.187 turistas entre novembro e fevereiro. E Ilhéus, que tem 20 escalas confirmadas em seu terminal portuário, 79.171 visitantes. Em termos de escalas, Ilhéus, até o momento, mantém sa mesmas 20 da temporada 2017/2018. Já Salvador tem, até o momento, duas a menos (50 e 48). O incremento no número de passageiros se dá devido ao aumento do tamanho dos navios que vão passar pela costa baiana. 

Entrega rápida

A partir deste mês, a Via Varejo, empresa que administra marcas como Casas Bahia, passa a contar, em Salvador, com os serviços da 'Eu Entrego', uma rede de aplicativo que conecta entregadores independentes às empresas do varejo. Com a parceria, compras feitas no site da Casas Bahia podem ser entregues por carros, motos ou bicicletas, utilizando a estrutura implementada com o projeto de “Mini Hubs”, que vem transformando o espaço de escritórios de algumas lojas físicas em pequenos centros de distribuição. Assim, a rede identifica a loja (mini hub) mais próxima do endereço do comprador para enviar, dali, a encomenda. Segundo a empresa, a estratégia permite uma reduçã ode até 85% no tempo de entrega. A maioria das compras feitas digitalmente são itens leves, a exemlo de celulares e eletroportáteis. A Via Varejo garante que os consumidores não terão cobranças diferenciadas pela entrega mais rápida. 

Internet de altíssima velocidade 

A Oi está lançando em Salvador o serviço de internet de altíssima velocidade por meio de fibra óptica conectada diretamente no endereço do cliente. A companhia utilizou o diferencial competitivo de robustez da sua rede de mais de 350 km de fibra já existente para acelerar a entrega do produto. Até o fim do ano, o Oi Fibra estará presente em 25 cidades, com ofertas de internet de até 200 Mega, e poderá ser agregado ao Oi Total, produto convergente da companhia, que contempla ainda os serviços de  TV por internet (IPTV), Voz por internet em alta definição (VoIP) e telefonia móvel.  A estratégia da companhia inclui a segmentação do serviço, com ofertas para diferentes perfis de consumidores por preços competitivos: R$99,90 (50 Mega),  R$ 149,90 (100 Mega) e R$ 189,90 (200 Mega).

FIQUE POR DENTRO 

4G - A TIM, em continuidade ao plano de expansão da tecnologia 4G em todo o país, ativou a sua rede de quarta geração em mais três cidades baianas, Prado, Ibotirama e Ibipitanga, chegando a 180 com a tecnologia. A expectativa da companhia é ampliar a disponibilidade do 4G ainda este ano para mais 31 municípios do Estado. No total da cobertura, considerando todas as redes disponíveis, a companhia está presente atualmente em 207 municípios.

Feira - As marcas Tecnogres e Incenor, do Grupo Fragnani, produzidas nas unidades baianas da empresa, localizadas em Dias D’Ávila, estarão presentes entre os dias 11 e 15 de setembro na Ficons 2018 – Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção, em Olinda, no estado de Pernambuco. Representando 7,5% das vendas da Tecnogres no Nordeste e 10% da Incenor, Pernambuco é hoje o segundo maior mercado das marcas na região, ficando atrás apenas da Bahia. O investimento no mercado pernambucano faz parte de um movimento do Grupo Fragnani para expandir cada vez mais o mercado do Nordeste.

Autos - O Itaú Unibanco atingiu R$ 3,5 bilhões em concessão de crédito para financiar a compra de veículos no Brasil. O número é cerca de 54% superior ao valor oferecido no mesmo período de 2017. O valor médio dessas operações foi de R$ 31,8 mil, com prazo médio de financiamento de 41 meses e percentual médio de entrada de 39%.

Reconhecimento - O Ecoparque da Mata, parque ecológico em Massarandupió voltada à convivência harmônica em defesa da natureza e da ética naturista, acaba de ser considerado pela Unesco como Posto Avançado de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O título foi concedido na última reunião do Comitê Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Na ocasião, foram reconhecidos como Postos Avançados quatro empreendimentos sustentáveis na Área de Proteção Ambiental (APA) do Litoral Norte. Conforme ressaltou o gestor do Posto Avançado do Ecoparque da Mata, Waldo Andrade, o título é um reconhecimento ao modelo de integração com o meio ambiente focado em atividades sustentáveis e destinadas à proteção do bioma da Mata Atlântica. 

Satartup - O Banco do Nordeste selecionará 14 startups para compartilharem os espaços Coworking Hubine em Fortaleza (CE) e em Salvador (BA). O Banco receberá as inscrições das empresas interessadas até o dia 20 de setembro. Dez empresas serão selecionadas para atuação no Hub Salvador e mais quatro poderão usufruir da estrutura do Hub Inovação Nordeste (Hubine), em Fortaleza.  Entre as vantagens, as startups selecionadas terão estrutura sem os custos de manutenção, com acesso a espaços para reuniões, evento e recepção de clientes, internet e capacitações. As startups deverão apresentar soluções relacionadas a um dos temas: agronegócios,  cidades sustentáveis, concessão, administração e recuperação de crédito, economia criativa, educação – edtechs, energias renováveis, espaços inteligentes, finanças - fintechs, microfinanças e inclusão financeira para microempreendedores, negócios de impacto social, saúde - healthtech e serviços e processos de gestão para micro e pequenas empresas. O modelo de negócio inscrito deve ser aplicável na área de atuação do Banco do Nordeste, que inclui os Estados nordestinos e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.  As startups devem ter pelo menos seis meses de atividades. As propostas podem ser submetidas pelo site www.bnb.gov.br/hubine/editais. O resultado da seleção será conhecido no dia 28 de setembro.

Revolução - A indústria 4.0, como é conhecida a integração do mundo físico e virtual por meio de tecnologias digitais, vai mudar a forma de produzir, gerar novos negócios e transformar o mercado de trabalho. A fim de ajudar empresários a tirar proveito da quarta revolução industrial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realiza em suas unidades, em todo o Brasil, na quarta-feira, 12, o evento Desvendar 4.0. Na Bahia, a programação começa um dia antes e se estende até 20 de setembro, com workshops voltados para mulheres, jovens, novas carreiras e gestores industriais.

Parceria – A Prefeitura de Camaçari e a unidade baiana do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ba) selaram acordo - que representa um investimento total de R$ 5,7 milhões, com contrapartidas das duas instituições até 2020 -  voltada para a orientação e consultorias técnicas de  1,4 mil microeempreendedores individuais (MEI), micro e pequenos empresários da cidade.   A ideia do Sebrae é que esta parceria sirva de referência estadual e assim seja replicada em outros municípios. 

Pizza – A rede Pizza Hut vai abrir a sétima operação na capital baiana. A unidade vai ser instalada na praça de alimentação do Salvador Norte Shopping. A loja será no formato express, mas terá no cardápio os sabores mais pedidos pelos clientes da rede. Pizza Hut tem 180 unidades em todo do país, com previsão de alcançar 215 até o fim de 2018. Até 2023, estão mais previstas 700 novas lojas no Brasil.

Palestra - “Propósito, carreira e atitude. 10 Passos para o sucesso”, essa será a temática da palestra inédita que professor e filósofo Mário Sergio Cortella ministra na capital baiana, no próximo dia 13 de setembro, a partir das 18h30, no Centro de Eventos do CIMATEC, Av. Orlando Gomes, Piatã. A palestra faz parte do projeto, “Notáveis Personalidades” promovido pela CIN Capital Intelectual.

*É editor de Economia e Negócios do CORREIO.