Portos têm papel central na logística

Terminais precisam ser pensados como parte fundamental de cadeias de valor

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 24 de março de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Manu Dias/GOVBA

Há um ditado muito repetido por produtores rurais brasileiros que pode ser ampliado para o setor produtivo como um todo: o Brasil está entre os mais eficientes do mundo das porteiras das fazendas, ou das portas das fábricas, para dentro. O problema está do lado de fora. A operação portuária pode premiar todo o esforço de uma empresa, ou jogar toda sua eficiência interna por água abaixo. 

Desde o início deste ano, a política federal para o setor é  norteada por um olhar mais integrado, visando atender interesses da iniciativa privada, como reconhece o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diego Piloni. “Os instrumentos de planejamento precisam estar abertos ao que é importante por quem movimenta as cargas”, destaca.  O foco da atuação federal é baseado no fortalecimento da infraestrutura disponível, com a atração de novos investimentos, além da melhoria na gestão. 

O responsável pela definição da política nacional para o setor ressalta o enorme potencial que os portos baianos têm para crescer. Entre os atrativos está a localização geográfica, praticamente “no meio do litoral brasileiro”. Em relação a Salvador e Aratu, ele cita o fato de serem abrigados pela Baía de Todos os Santos, e suas boas condições de navegabilidade. “É um fato notório que existem condições únicas para a atividade portuária aqui na Bahia, o que nós precisamos fazer é trabalhar para que todo este potencial se torne uma realidade. O que posso dizer é que hoje todos os fatores são favoráveis a isso”, afirma Piloni. 

O secretário frisa que o momento é promissor para o estado. “Estamos falando de um complexo que movimentou muito ano passado e de três portos de vocações diferentes mas que se complementam”, completa.  

Processos O coordenador Geral de Modelagens de Arrendamentos Portuários da  Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Disney Barroca Neto, explica que um dos objetivos para o setor é descentralizar os processos decisórios, atualmente concentrados em Brasília. Para isso, as autoridades portuárias precisam melhorar seus processos de gestão. 

Para o coordenador Geral da SNPTA, com o planejamento que está sendo adotado na Bahia, os resultados devem ser percebidos no médio e longo prazo. Ele destacou como positiva a participação da Codeba - e mesmo da iniciativa privada - na formulação de projetos que preveem a licitação de áreas portuárias no Porto de Aratu-Candeias. “Temos um planejamento vivo, que vai se adaptando às demandas da sociedade”, justifica. 

Para o presidente da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), empresa que administra os terminais federais no estado, Rondon Brandão do Vale, é importante que se pense na cadeia logística como um todo. “O porto é um elo fundamental. Para ser eficiente, precisa de investimentos na estrutura e em seu modelo de gestão”. 

O presidente da Codeba acredita que o desenvolvimento dos terminais instalados na Bahia passa pela descentralização da gestão. Ele cita como uma oportunidade as mudanças na lei, que permitem que a administração de ativos portuários seja tocada por autoridades locais. “Isso revigora a nossa atuação como autoridade portuária de fato”, acredita. 

Durante o seminário sobre gestão portuária, a Codeba assinou com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) um acordo que vai possibilitar a integração dos sistemas de gestão dos três portos públicos baianos – Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. A estimativa é a de que a gestão das docas na Bahia tenha economizado R$ 8 milhões em dois anos frente  à possibilidade de ter que criar um sistema próprio, partindo do zero.  

O Seminário Portfólio de Investimentos nos Portos da Bahia - Oportunidades de Outorgas foi uma realização do CORREIO e Codeba, com o patrocínio da J. Macêdo e UItracargo, apoio institucional da Braskem e apoio da Fieb, Usuport, Associação Comercial da Bahia e Contermas.