Pós-Verão: cinco dicas infalíveis para recuperar o cabelo

bem-estar
22.03.2019, 10:46:00
Atualizado: 29.03.2019, 18:43:23

Pós-Verão: cinco dicas infalíveis para recuperar o cabelo

Especialista conta os segredos para deixar os fios saudáveis outra vez

O baiano se despediu na última quarta-feira (20) de um dos verões mais quentes da história. Nesses dias ensolarados e de muito calor, é comum dobrar os cuidados, principalmente com a pele. Entretanto, outra parte do corpo requer a mesma atenção: os cabelos. A estação do Carnaval e festas a céu aberto aumenta o tempo de exposição das pessoas aos raios solares, que podem causar danos diretos aos fios. 

Os raios UVA e UVB não são os únicos responsáveis pelos estragos das madeixas. O cloro utilizado na manutenção de piscinas e o sal presente no mar aceleram o processo de perda água benéfica para os fios. Até a forma como você dorme pode contribuir para a saúde dos seus fios pós-Verão. 

Com tantos riscos, só mesmo quem entende do assunto para salvar os cabelos dos danos causados no Verão, deixando-os prontos para a chegada do Outono. Confira cinco dicas infalíveis da tricologista Juliana Prudente, que está há quase dez anos à frente do Hair SPA Juliana Prudente e é especialista em deixar os fios saudáveis.

1 – Cronograma capilar
Depois de meses expondo o cabelo ao sol, cloro, poluição e sal do mar, não vai ser de uma hora pra outra que eles ficarão lindos outra vez. A tricologista sugere a realização de um cronograma capilar direcionado para repor os nutrientes perdidos no Verão, como: água, lipídios e proteínas. “Uma dica básica é adquirir três máscaras, cada uma com um objetivo principal: reposição de água, de gorduras (lipídios) e queratina (proteína) e intercala-las de forma que reponha todos os nutrientes indispensáveis para a saúde do cabelo”, explica.

2 – BYE BYE CALOR!
Durante a recuperação dos fios, o uso de secadores e chapinhas não é recomendado, assim como lavar os fios com água quente. “Em hipótese alguma”, sentencia Juliana. “A temperatura alta dilata a camada de cutículas deixando os fios mais ressecados e favorecendo a perda de mais nutrientes, além de aumentar a oleosidade do couro”, esclarece. “O ideal é secar os cabelos ao vento ou com temperaturas mais baixas e ao lavá-los, utilizar uma temperatura natural, nem quente, nem gelada demais”, dá a dica.

3 – NATURAL COMO A LUZ DO DIA!
Geralmente, no Verão, realizamos mais químicas de alisamento e mudança de cor (mechas, coloração, etc). Juliana sugere que se dê uma pausa nesses procedimentos. “É importante dar esse tempo até recuperar os fios por completo”, reforça.

4 – NA RAÍZ DO PROBLEMA
O couro cabeludo é bastante prejudicado no Verão por causa do suor, químicas capilares, cremes, sol, piscina, etc. “Muitas vezes, após agressões desse tipo, essas regiões ficam extremamente sensíveis, com descamação, impregnações, o que pode acarretar numa dermatite, redução da oxigenação, crescimento lento e queda capilar”, alerta a tricologista.

5- CUIDADOS DOS SONHOS
A última dica ajuda bastante na redução do frizz. “Basta utilizar fronha de travesseiro de cetim na hora de dormir”, diz Juliana. Segundo a tricologista, a fronha de algodão promove um atrito grande fazendo com que os fios acordem eletrizados, aumentando o frizz do cabelo. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/estudante-acusado-de-racismo-tentou-usar-cota-para-entrar-na-ufrb/
Ele teve o pedido negado, mas tentou recurso para conseguir vaga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/estudante-e-hostilizado-em-residencia-vamos-ver-com-quantos-paus-se-mata-um-racista/
Caso ocorreu na residência universitária onde morava o estudante que se recusou a receber prova de professora negra
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/papo-de-segunda-ganha-mais-uma-temporada-de-verao-gravada-em-salvador/
Porchat, Emicida, Francisco Bosco e João Vicente também gravaram episódios em Recife
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-de-clipe-de-anitta-e-morto-no-rio-estarrecida/
Segundo moradores, ele foi assassinado por vingança após uma briga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aluno-da-ufrb-e-acusado-de-racismo-por-recusar-prova-de-docente-negra/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-marie-fredriksson-vocalista-da-roxette/
Ela foi diagnosticada em 2002 com um tumor no cérebro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/filme-sobre-geovane-morto-por-policiais-chega-ao-festival-do-rio/
Dirigido por Bernard Attal, documentário se baseia em caso revelado pelo CORREIO
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/harmonia-recebe-ludmilla-e-ferrugem-em-gravacao-de-dvd-no-wetn-wild/
Gravação acontece na estreia d'A Melhor Segunda Feira do Mundo, no dia 6 de janeiro
Ler Mais