Posto reformado no Dique tem dentista 24h e atenderá 2,2 mil por mês

Unidade foi inaugurada nesta quarta (8)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 13:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Max Haack/PMS

Após 90 dias fechada para reformas, a Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique do Tororó, em Salvador, foi entregue à população na manhã desta quarta-feira (8). Pelo menos 2.200 pessoas devem ser atendidas mensalmente no local, mantido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Única UAO com atendimento 24 horas da cidade, a unidade conta com uma equipe de 20 cirurgiões-dentistas, além de 28 profissionais, entre auxiliares e técnicos de saúde bucal, para realizar tratamentos de fratura dentária, cirurgias bucomaxilofaciais, drenagem de abcesso bucal e de cistos e hemorragia dento-alveolar, dentre outros. 

Conforme o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, o local se encontrava em situação de degradação. "A unidade foi totalmente reestruturada. Hoje, devolvemos esta ferramenta de urgência e emergência com atendimento 24 horas", salientou Alves, acrescentando que o local atende por demanda aberta, ou seja, a qualquer pessoa que for em busca do serviço.

Ainda de acordo com o secretário, a requalificação custou pelo menos R$ 220 mil. "São 194 postos de saúde com capacidade para atender a demandas odontológicas, além das demais UAO", comentou. Prefeito cumprimenta servidora durante entrega de UAO reformada no Dique (Foto: Max Haack/PMS) Presente na cerimônia de entrega da unidade, o prefeito ACM Neto disse que a saúde é uma prioridade de sua gestão. "Esta é uma unidade referência no atendimento odontológico de Salvador. A gente sabe que os problemas nos nossos dentes não têm hora para chegar, e eles costumam vir em horários que não são comerciais. É um problema muito sério e acaba que a cidade toda acaba recorrendo a esta unidade", afirmou Neto.

Enquanto estava fechada para reforma, pacientes que necessitaram de atendimento odontológico recorreram às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais e aos Centros de Especialidades Odontológicas da cidade. As outras sete UAO estão localizadas nos bairros da Liberdade, Federação, Mussurunga, Periperi, Cajazeiras, Cabula, e Rua Carlos Gomes, no Centro. O Dique é a única a atender 24 horas por dia.