PP e PT duelam por comando da Secretaria de Desenvolvimento Rural

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2019 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O comando da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) deu origem a uma intensa queda de braço entre o PP e o PT. Os petistas tentam manter controle sobre a pasta após Jerônimo Rodrigues assumir a Secretaria de Educação, mas o partido do vice-governador João Leão exige indicar o substituto. No PP, o nome mais cotado para o cargo é do deputado federal Mario Negromonte Júnior, cujo grupo perdeu espaço no alto escalão do governo Rui Costa (PT) com a saída de Cássio Peixoto da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). Em seu lugar, entrou o ex-presidente do Incra Leonardo Gois, afilhado político de Leão.Conta de somar Cardeais do PP avisaram ao Palácio de Ondina que ainda não se sentem contemplados por Rui Costa. Avaliam que a SIHS e a pasta de Desenvolvimento Econômico têm baixo valor político e pouca verba disponível, trunfos que sobram na SDR. Caso o governo recuse, reivindicam Detran, Embasa ou a Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb).

Goela abaixo Anunciado ontem para a chefia da  Secretaria de Desenvolvimento Urbano  (Sedur), o deputado federal Sérgio Brito (PSD) enfrentava forte resistência por parte do governador  Rui Costa. Aliados com trânsito livre junto a Rui revelaram que, entre as opções, Brito era a que ele mais rejeitava. Contudo, o senador Otto Alencar (PSD) bateu pé firme por Brito, que abre espaço para o retorno do ex-deputado Paulo Magalhães (PSD) à Câmara.

Comissão de frente Antes de Paulo Magalhães, segundo na fila do chapão governista, outro suplente deve ganhar vaga no Congresso: o ex-deputado estadual Joseildo Ramos (PT), já que Rui Costa cogita nomear o deputado federal Josias Gomes (PT) para a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti).

Recuo tático O deputado estadual Pastor Tom (Patriota) decidiu ficar na oposição e pode entrar no PRB. Ao mesmo tempo, vai liderar o bloco PSL-MDB-Patriota-PRB. Preste a ingressar no PP, Tom recuou da ideia, esfriando os planos da sigla de ser a maior bancada da Assembleia Legislativa.

Acerto invisível O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um  pedido do empresário Luiz Fernando Machado Costa Filho, réu ao lado do  ex-ministro Geddel Vieira Lima no caso do bunker de R$ 51 milhões, para  mandar o processo de volta à Procuradoria-Geral da República (PGR). O dono da Cosbat  alegava um eventual acordo de delação premiada com a PGR. Mas, segundo  Fachin, não há qualquer colaboração celebrada entre as partes.

Fora dos trilhos A descoberta de uma suposta irregularidade ameaça melar a licitação para as obras do terceiro tramo da Linha 1 do metrô da capital, de Águas Claras a Pirajá. Pelo menos dois dos seis consórcios que entraram na disputa já se preparam para judicializar a concorrência.O objetivo é fortalecer o esporte e o tornar cada vez mais presente na vida dos nossos jovens. Essa é uma preciosa ferramenta de inclusão social  Téo Senna, vereador do PHS de Salvador, ao propor a criação da Frente Parlamentar do Esporte (FPE), composta por vereadores indicados por partidos com assento na CasaPílulaOrigem da falha - A bancada do PP decidiu que vai indicar o deputado Robinho para a presidência da comissão de  Finanças e Orçamento da Assembleia. Parlamentares pepistas ouvidos pela  Satélite afirmaram que, até a semana passada, Eduardo Salles era o favorito do partido para comandar o colegiado. Contudo, eles deixaram de acompanhar as negociações e Salles acabou alçado à liderança da bancada do PP na Casa, diferentemente do que foi publicado ontem.