Praça na Avenida Garibaldi recebe projeto de leitura

Outras praças devem receber a ação, segundo a prefeitura

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2019 às 15:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Valter Pontes/Secom/Divulgação

Foi inaugurado neste sábado (13) na praça Lord Cochrane, na Garibaldi, o projeto Literatura na Praça, que estimula o hábito da leitura nos moradores da região. A praça foi totalmente requalificada há cerca de um ano. O prefeito ACM Neto esteve no local para dar início ao novo projeto.

A ação é coordenada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e o presidente do órgão, Fernando Guerreiro, também esteve presente no lançamento. Um contêiner plotado foi colocado na praça, com pufes, carpete e nichos, como uma sala de leitura. O acervo tem 380 livros de vários gêneros, como infantil, romance, contos, autoajuda etc.

"Tive a ideia de implantar este projeto nas praças para estimular a leitura entre o público de todas as idades. Dessa forma, além de ser um espaço de lazer e para a prática de esportes, a praça também oferece como opção o acesso à leitura de forma democrática, em um ambiente saudável e de convívio social. Há, inclusive, livros em braile", explica ACM Neto. 

Agentes de leitura ficam no local de segunda a sexta, das 9h às 17h, para ajudar os leitores a procurar e retirar o livro de interesse. Nos sábados e domingos, a partir das 16h, uma ação literária acontece para o público infantil, como por exemplo declamação de poesias, brincadeiras e conto cantado.

O livro retirado só pode ser lido na praça - o projeto não permite empréstimo para levar a obra para casa. A ação faz parte do programa Caminho da Leitura, criado pela FGM para promover ocupação de espaços públicos, acesso à leitura e ao conhecimento. 

A previsão da prefeitura é que até o fim do ano mais nove praças municipais já requalificadas recebam o projeto. A escolha da praça na Lord Cochrane para ser o primeiro ponto, segundo a Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, ligada à FGM, foi para atender às comunidades da Federação, Garcia e Vasco da Gama, que não têm bibliotecas.