Praça no Itaigara é entregue após requalificação; veja como ficou

Investimento total foi de R$ 375 mil

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2021 às 13:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Bruno Concha/Secom

Os moradores do Itaigara, em Salvador, receberam uma praça nova, nesta quarta-feira (25). O espaço, que tem 1.902 m² de área e estava pouco utilizado, foi requalificado pela prefeitura, recebeu novos equipamentos e será usado principalmente por crianças e adolescentes. O investimento total foi de R$ 375 mil.

O prefeito Bruno Reis destacou que os espaços de lazer são importantes para o bem-estar, disse que o município está investindo 86% dos recursos para obras em áreas carentes da cidade e contou dos esforços feitos pela gestão.

“Aqui é um bairro de classe média alta, mas a gente requalifica e constrói equipamentos como estes em toda a cidade. São mais de 500 praças recuperadas desde 2013, e todas elas têm os mesmos materiais, equipamentos e brinquedos, independente de qual seja a localidade. Não há distinção”, afirmou. (Foto: Bruno Concha/Secom) A Praça Joaquim Nery Souza faz uma homenagem a um homem que foi servidor público e exerceu o mandato de prefeito na cidade de Jaguaquara, entre 1966 a 1969. Ele morreu em 2013. Os filhos dele acompanharam a cerimônia e agradeceram pelos investimentos e pela homenagem.

Eles entregaram ao prefeito um protocolo para a adoção da praça, iniciativa que permite que a própria comunidade local se torne corresponsável pela manutenção e benfeitorias do espaço.

O local recebeu parque infantil com casas de Tarzan, cavalinhos, gangorras, balanços, escorregadores, além de miniquadra para golzinhos, mesa de pingue-pongue, futmesa, paraciclos, amarelinha e anfiteatro para realização de apresentações artísticas e culturais. Há também bancos, mesas e academias de saúde com diversos aparelhos para atividades físicas. 

O projeto levou em consideração também a acessibilidade, como o uso de piso tátil para facilitar a locomoção de deficientes visuais e cinco rampas para a mobilidade de cadeirantes e de pessoas com necessidades especiais, e paisagismo. Os eucaliptos que existem ao redor foram mantidos e houve a plantação de gramado. A iluminação pública do entorno foi substituída pelo modelo em LED.