Prazo para credenciamento de mototaxistas é prorrogado até 31 de outubro

A procura por parte dos motociclistas foi baixa: apenas 646 fizeram a inscrição. Há quase 3 mil vagas

Publicado em 15 de junho de 2017 às 13:57

- Atualizado há um ano

A entrega da documentação exigida pelo edital para o credenciamento de mototaxistas teve o prazo estendido pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Agora, os interessados em atuar na função terão entre os dias 19 de junho até 31 de outubro para apresentar os documentos na Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris.

A documentação pode ser entregue de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Serão disponibilizadas 2.938 autorizações para a exploração do Serviço do Transporte Individual de Passageiros com o uso de motocicletas em Salvador. Até agora, apenas 22% motociclistas se inscreveram.Uma das regras é que a motocicleta precisa estar em nome do mototaxista e ser da cor amarela (Foto: Divulgação)Segundo a Semob, a procura por parte dos motociclistas foi baixa: apenas 646 fizeram a inscrição. “O principal entrave está sendo o comprovante de realização do curso para mototaxistas, que é uma exigência nacional para a regulamentação da atividade. Por esse motivo, estamos encaminhando um ofício para o Detran-BA solicitando a ampliação da quantidade de vagas oferecidas para esse curso e ampliando o prazo para que mais pessoas possam se inscrever”, afirmou o secretário Fábio Mota.

Ao contrário do que foi estabelecido no primeiro momento, entre os dias 29 de maio e 9 de junho, a entrega de documentação não será realizada de acordo com as iniciais dos nomes dos interessados. Diante da prorrogação, quem já entregou a documentação deve aguardar até o final de outubro para obter o resultado da inscrição.

Entre regras para o credenciamento, o motociclista precisa estar habilitado na categoria A, no mínimo, há dois anos, a motocicleta deverá ter, no máximo, cinco anos de uso, máximo de 250 cilindradas, estar em nome do mototaxista e ser da cor amarela. O motociclista também deverá ter curso de especialização sobre condução de passageiros em veículos motorizados de duas rodas.

Para se cadastrar é necessário que os interessados tenham atenção à relação dos documentos exigidos, que são: cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em nome do interessado, cópia da Carteira de Habilitação na Categoria A, CPF, atestado médico de sanidade física e mental, emitido no máximo há 30 dias, Certidão Negativa Criminal, entre outros. O edital com todas as informações está disponível no site da Semob.