Prédio de três andares desaba em Pirajá; dona já tinha sido notificada

Codesal constatou, em maio, rachaduras inclinadas a 45 graus em paredes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2018 às 21:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Codesal

Um imóvel com três andares desabou na tarde desta quinta-feira (27) na Rua Sandra Monteiro, em Pirajá. Segundo informações da Defesa Civil (Codesal), ninguém ficou ferido e o local foi iterditado. A proprietária do prédio, Rosangela Ribeiro dos Santos, foi notificada para executar o escoramento até que seja feita avaliação dos riscos e definir se há necessidade de demolir toda a estrutura.

Ainda de acordo com a Codesal, em maio deste ano o órgão realizou vistoria no imóvel devido a possibilidade de desabamento. A avaliação indicou que a construção apresentava desagregação de concreto com corrosão, exposição de armaduras em elementos estruturais, a exemplo de pilares e vigas, no nível de fundação.

Internamente constatou-se rachaduras inclinadas a 45 graus nas paredes da sala e quarto. Na cozinha, indentificou-se rachadura horizontal de grande abertura na parede, bem como infiltração e formação de fungos no teto.

Na mesma data, havia sido expedida uma notificação à Rosangela para que o imóvel fosse evacuado imediatamente e executado com urgência o escoramento metálico de toda a área construida, além de fazer avaliação e recuperação extrutural do imóvel por profissional habilitado pelo Crea. Conforme a Codesal, caso os serviços não sejam executados, será feita a demolição parcial do imóvel para eliminar os riscos.