Prédio desaba totalmente no IAPI após operação da Sedur

Local estava interditado desde 2015; desabamento foi acompanhado por técnicos da Codesal

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2018 às 06:09

- Atualizado há um ano

O prédio que estava interditado desde 2015, no bairro do IAPI, em Salvador, e que teve um desabamento parcial nesta segunda-feira (23), caiu totalmente durante a noite, por volta das 19h30. Operários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) já tinham iniciado a demolição do imóvel, que ficou inclinado em 45º. 

Os moradores foram evacuados do imóvel e passaram a noite na casa de vizinhos. Depois da interdição, em 2015, o terreno foi invadido. Outra pessoa também invadiu o imóvel anexo, que funcionava como oficina de soldagem. Foto: Milena Teixeira/CORREIO "Este imóvel já tinha sido vistoriado e, quando realizamos a vistoria, vimos que ele tinha rachaduras nos pilares, nas vigas. Notificamos os moradores para sair de casa", disse o engenheiro Francisco Costa, coordenador de contingência da Codesal.

Por causa do risco de desabamento nesta segunda, 20 famílias que moram nos imóveis nas laterais e ao fundo foram retiradas do lugar pela Codesal, temporariamente. "Houve um recalque parcial de fundação. Ou seja, o pilar do fundo cedeu e o prédio inclinou", complementou o engenheiro.

O desabamento total foi provocado por operários da Sedur que fizeram um corte lateral para que o prédio caísse.  Prédio ficou inclinado na tarde de ontem e moradores tiveram que deixar imóvel (Foto: Carol Aquino/CORREIO) Como era impossível saber para que lado o prédio ia cair e qual o impacto que teria nas casas vizinhas, foi preciso pedir que os moradores do entorno deixassem suas residências. Os operários passaram a atacar pela frente, dando marteladas na fachada.

Após a demolição da casa, deve ser feita uma avaliação dos imóveis do entorno para saber se os moradores podem voltar para suas casas em segurança.