Prédio que pegou fogo em Feira tinha extintores irregulares

bahia
06.12.2018, 21:19:00
Atualizado: 06.12.2018, 21:19:44

Prédio que pegou fogo em Feira tinha extintores irregulares

Incêndio na terça-feira (4) matou quatro pessoas, entre elas mãe e filha

Extintores vazios e com validade vencida há cinco anos. Essa era a situação do Residencial Iguatemi no bairro Mangabeira, em Feira de Santana, atingido por um incêndio que deixou três vítimas durante a última terça-feira (4). A subtenente do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia (CBM-BA), Carla Souza, explicou que a quantidade de extintores também estava errada de acordo com a legislação: o correto é que o condomínio tenha dois extintores por andar e, no caso do Iguatemi, os equipamentos existiam apenas no térreo. O edifício tem quatro andares.

A terceira vítima, Jéssica Ferreira Barbosa, 25 anos, teve a morte confirmada na noite de quarta-feira (5). Ela foi transferida com urgência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, para onde foi socorrida com queimaduras em diversas partes do corpo. A mãe de Jéssica, Emília Lima Ferreira, foi outra vítima que morreu no incêndio, assim como Bárbara Braz, 20 anos. Outras cinco pessoas ficaram feridas.

A subtenente Carla Souza trabalhou na operação de resgate. Segundo ela, os bombeiros receberam o chamado às 5h da manhã e demoraram cerca de seis minutos para se deslocar até o local da ocorrência. Chegando até o condomínio, o que os bombeiros avistaram foi que a única saída do prédio estava bloqueada por duas motos - que também foram atingidas pelas chamas, impedindo a passagem dos moradores.

Ainda segundo Carla Souza, Jéssica e Emília entraram em pânico, desceram do quarto andar onde moravam e tentaram atravessar o fogo no térreo. As chamas atingiram as vítimas, que não sobreviveram.

Confira algumas dicas em situações de incêndio:

  1. Ao desconfiar do incêndio, encostar a mão na porta para sentir a temperatura e perceber o quão próximo a chama está. O Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente.
  2. Logo depois, é necessário que você tente vedar ao máximo os possíveis locais por onde a fumaça pode passar: frestas nas portas e janelas devem ser tampadas com panos molhados.
  3. Todas as pessoas devem molhar uma toalha e cobrir o rosto. Isso vai garantir um pouco mais de hidratação para o corpo.
  4. A fumaça do incêndio tende a subir para o teto. Ou seja, quanto mais baixo estiver, mais ar puro disponível terá. O aconselhável é que você fique agachado ou deitado com a toalha molhada no rosto para conseguir respirar melhor.

Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/empreendedores-nunca-devem-parar-de-aprender-dizem-participantes-do-acelerese/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/forum-agenda-bahia-dez-anos-de-inovacao/
Edição de 2018 foi recordista de público; veja vídeo com melhores momentos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-clipe-gravado-em-salvador-anitta-rebola-na-boquinha-da-garrafa/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/capita-marvel-nem-estreou-e-ja-tem-homem-boicotando/
Tudo por causa de um pedido da protagonista, Brie Larson, por mais inclusão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-como-foi-liverpool-0x0-bahia-pela-copa-sul-americana/
Resultado elimina o tricolor na primeira fase da competição; CORREIO transmitiu a partida ao vivo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luisa-sonza-sera-convidada-do-trio-de-ivete-sangalo-em-salvador/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pabllo-vittar-anuncia-clipe-de-buzina-para-antes-do-carnaval/
A música mais animada do mais novo disco da drag deve ser sua aposta para o Carnaval
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-da-tv-sai-de-baixo-chega-aos-cinemas/
Elenco é o mesmo do programa, com exceção de Cláudia Jimenez
Ler Mais