Prédio que pegou fogo em Feira tinha extintores irregulares

bahia
06.12.2018, 21:19:00
Atualizado: 06.12.2018, 21:19:44

Prédio que pegou fogo em Feira tinha extintores irregulares

Incêndio na terça-feira (4) matou quatro pessoas, entre elas mãe e filha

Extintores vazios e com validade vencida há cinco anos. Essa era a situação do Residencial Iguatemi no bairro Mangabeira, em Feira de Santana, atingido por um incêndio que deixou três vítimas durante a última terça-feira (4). A subtenente do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia (CBM-BA), Carla Souza, explicou que a quantidade de extintores também estava errada de acordo com a legislação: o correto é que o condomínio tenha dois extintores por andar e, no caso do Iguatemi, os equipamentos existiam apenas no térreo. O edifício tem quatro andares.

A terceira vítima, Jéssica Ferreira Barbosa, 25 anos, teve a morte confirmada na noite de quarta-feira (5). Ela foi transferida com urgência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, para onde foi socorrida com queimaduras em diversas partes do corpo. A mãe de Jéssica, Emília Lima Ferreira, foi outra vítima que morreu no incêndio, assim como Bárbara Braz, 20 anos. Outras cinco pessoas ficaram feridas.

A subtenente Carla Souza trabalhou na operação de resgate. Segundo ela, os bombeiros receberam o chamado às 5h da manhã e demoraram cerca de seis minutos para se deslocar até o local da ocorrência. Chegando até o condomínio, o que os bombeiros avistaram foi que a única saída do prédio estava bloqueada por duas motos - que também foram atingidas pelas chamas, impedindo a passagem dos moradores.

Ainda segundo Carla Souza, Jéssica e Emília entraram em pânico, desceram do quarto andar onde moravam e tentaram atravessar o fogo no térreo. As chamas atingiram as vítimas, que não sobreviveram.

Confira algumas dicas em situações de incêndio:

  1. Ao desconfiar do incêndio, encostar a mão na porta para sentir a temperatura e perceber o quão próximo a chama está. O Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente.
  2. Logo depois, é necessário que você tente vedar ao máximo os possíveis locais por onde a fumaça pode passar: frestas nas portas e janelas devem ser tampadas com panos molhados.
  3. Todas as pessoas devem molhar uma toalha e cobrir o rosto. Isso vai garantir um pouco mais de hidratação para o corpo.
  4. A fumaça do incêndio tende a subir para o teto. Ou seja, quanto mais baixo estiver, mais ar puro disponível terá. O aconselhável é que você fique agachado ou deitado com a toalha molhada no rosto para conseguir respirar melhor.

Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esse-cara-vai-me-matar-luisa-sonza-fala-sobre-regressao-de-whindersson-apos-briga/
Youtuber se envolveu em confusão com influencer Carlinhos Maia; entenda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plateia-abandona-sessao-por-cenas-de-sexo-explicito-de-filme-em-cannes/
Cena de sexo bastante longa em banheiro entre personagens foi criticada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-caverna-do-dragao-e-revivido-em-live-action-para-comercial/
A recepção da propaganda foi tão boa que internautas logo pediram um filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/juntos-e-shallow-now-5-versoes-do-hit-menos-piores-que-a-de-paula-fernandes/
Tem nos ritmos forró, country e, claro, no estilo pagodão da La Fúria; ouça
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/famoso-no-video-game-drift-conta-ate-com-campeonato-brasileiro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mostra-espelhos-dafrica-exibe-filmes-realizados-no-continente/
Evento acontece até 1º de junho no Espaço Cultural da Barroquinha e na Sala Walter da Silveira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ivete-sangalo-vira-desenho-animado-em-clipe-do-canal-infantil-mundo-bita/
Cantora comentou projeto, que faz parte de nova temporada da animação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-inferno-de-volta-para-a-terra-hellboy-ganha-reboot-nas-telonas/
Novo filme estreia nessa quinta (23) e também conta a história de origem do personagem
Ler Mais