Assine

Prefeito anuncia projeto que amplia benefícios às vítimas de calamidades


 

Ao todo, foram contabilizadas 21 vítimas nos deslizamentos e desabamentos registrados por conta das chuvas, com 11 mortos

  • Da Redação

Publicado em 27/04/2015 às 18:26:00
Atualizado em 14/04/2023 às 10:52:45

O prefeito ACM Neto afirmou em coletiva na tarde desta segunda-feira (28) que enviará amanhã para a Câmara de Vereadores um projeto de lei que cria um benefício de três salários mínimos para vítimas de casos graves de calamidade - atualmente, a prefeitura tem o auxílio-moradia, que é de R$ 300 por mês, mas apenas para famílias que ficam desabrigadas.(Foto: Secom/Divulgação)Ao todo, foram contabilizadas 21 vítimas nos deslizamentos e desabamentos registrados por conta das chuvas, com 11 mortos. "Ainda estamos trabalhando na retirada de outras pessoas que estariam soterradas e reforçando nossas equipes que vão trabalharem regime de plantão 24 horas. No caso do Samu, por exemplo, serão 16 equipes atuando nas próximas horas nas ambulâncias e outras oito em motos, que conseguem chegar mais facilmente em alguns pontos", diz o prefeito.

Ele explicou que o benefício em caso de calamidades será estendido para as famílias que sofreram perdas em casos de fortes chuvas, incêndios ou situações como o rompimento da adutora.

A prefeitura vai pagar auxílio-funeral para as famílias que tiveram mortes.

Estão de plantão as Unidades de Pronto-Atendimentos (UPAs), hospitais ligados à prefeitura e foram reforçadas equipes da Limpurb e da Secretaria de Manutenção (Seman).

[[saiba_mais]]

Moradores retiradosAssistentes sociais da prefeitura estão trabalhando para retirar moradores que vivem na área de risco onde aconteceu o deslizamento na av. San Martin. Ao todo, sete famílias precisam ser removidas e uma destas está resistindo. "Já temos uma diretora da Semps lá conversando com essa família", disse o prefeito. No caso do Marotinho, no Bom Juá, não há outros imóveis em risco, segundo avaliação da Defesa Civil.

A prefeitura vai disponibilizar para essas famílias o auxílio-moradia e abrigos em dois hotéis sociais municipais, em Itapuã e Pau da Lima, além da Escola Municipal Helena Magalhães, em Marechal Rondon.

O prefeito também falou do apoio que pediu à Secretaria da Segurança Pública (SSP) para evitar manifestações que estariam atrapalhando o trabalho do Samu e da Defesa Civil. "Respeito o direito democrático das manifestações. Mas, num dia como hoje, em que estávamos trabalhando para salvar vidas, não podemos permitir que esses eventos impeçam que nossa equipe se desloque rapidamente para prestar o socorro", diz Neto.

Neto também disse que toda ajuda, seja do governo estadual ou federal, será bem vinda, e lembrou que pediu ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, verbas para obras de contenção de 55 encostas da cidade.