Prefeito critica guerra de espadas em Salvador: ‘Insensibilidade’

ACM Neto afirmou que não é momento de comemorar nada nas ruas

Publicado em 26 de maio de 2020 às 13:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O prefeito ACM Neto criticou nesta terça-feira (26) a existências de fogueiras e até realização de guerras de espada em Salvador ontem em celebração ao São João - este feriado, o Dois de Julho e o Conceição da Praia foram antecipados para essa semana na tentativa de esvaziar as ruas no combate ao coronavírus.

Para Neto, a atitude de celebrar na rua demonstra desrespeito às famílias que perderam algum parente na pandemia da covid-19. "Isso demonstra uma completa insensibilidade com milhares de mortos no país. Não é o momento de comemorar nada. O momento agora é de todos nos unirmos para salvar vidas. Faço um apelo para que todos se unam nesse mesmo propósito", pediu. Na ocasião, o prefeito também lembrou que Salvador tem 88% dos leitos de UTI da rede pública ocupados.

Imagens de guerra de espadas foram registradas no bairro de Periperi, perto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os vídeos mostram dezenas de pessoas, todas sem máscaras, aproveitando a festa. "São João antecipado, né?", comenta um. Outro aparece colocando a espada na boca.

O bairro, inclusive, passará a ter restrições para comércio e movimentação a partir da quinta-feira (28), segundo anunciou hoje o prefeito. (Foto: Reprodução) Periperi entra na lista de bairros com restrição e que prossegue com ações mais severas. São eles: Liberdade, Lobato, Plataforma, Cosme de Farias, Uruguai, Massaranduba e Brotas. No período, os estabelecimentos de serviços que não são considerados essenciais ficam fechados.

O decreto permite o funcionamento de: supermercados, farmácias, agências bancárias e lotéricas, repartições públicas e cartórios; estabelecimentos que estejam funcionando em regime de delivery, não sendo permitido o sistema de retirada no local; serviços de saúde e clínicas veterinárias.