Assine

Prefeito de São Gonçalo dos Campos é afastado do cargo por dano de R$ 677, 6 mil


 

Antonio Cardozo foi afastado do cargo para investigação sobre uso de materiais de construções públicos em obras particulares

  • Da Redação

Publicado em 02/10/2015 às 18:38:00
Atualizado em 14/04/2023 às 13:28:17

Prefeito de São Gonçalo dos Campos é afastadodo cargo (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)O prefeito de São Gonçalo dos Campos, Antonio Dessa Cardozo, foi proibido de ingressar nas dependências da Prefeitura Municipal pelo prazo de 180 dias a partir desta sexta-feira (2).

De acordo com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), ele é suspeito de utilizar materiais de construção adquiridos pelo município em obras particulares, o que causou um dano de R$ 677,6 mil aos cofres públicos.

Cardozo foi afastado da gestão municipal por determinação do juiz José Brandão Netto. Em 2014, uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa foi ajuizada pela promotora de Justiça Laise Carneiro, que afirmou que a manutenção do gestor no cargo trazia riscos à investigação.

Na época, no entanto, o afastamento do gestor não foi acatado pelo juiz. “Ao despachar a petição inicial, o Juízo acatou o pedido de indisponibilidade de bens, mas deixou de apreciar o pedido de afastamento cautelar, o que foi feito agora”, explica Laise, assinalando que foi constatado também o risco do prefeito influenciar nos depoimentos das testemunhas.

Ainda de acordo com o Ministério Público, Antonio Cardozo foi intimado pelo juiz para realizar perícia grafotécnica, mas não compareceu à delegacia. “Ele frustrou a necessidade probatória fixada pelo Juízo e está dificultado e tumultuando o curso do processo”, destaca o juiz, registrando que “o afastamento do agente de suas funções objetiva garantir o bom andamento da instrução processual na apuração das irregularidades apontadas”.