Prefeito diz que veículos do Uber serão apreendidos em Salvador

Serviço começa a ser oferecido na capital baiana nesta quinta-feira

Publicado em 7 de abril de 2016 às 10:24

- Atualizado há um ano

O prefeito ACM Neto informou nesta quinta-feira (7) que os veículos que forem flagrados fazendo o serviço de transporte privado Uber em Salvador serão apreendidos. A afirmação foi feita após a divulgação de que o serviço começa a funcionar hoje na capital baiana. De acordo com a empresa, o serviço iniciará as atividades às 14h e atenderá através de chamadas realizadas pelo aplicativo Uber, que poderá ser baixado no celular gratuitamente pelos usuários. Serviço de transporte privado Uber começa a ser oferecido em Salvador nesta quinta-feira(Foto: Divulgação)"Já me manifestei e quero repetir, inclusive me reuni ontem com o secretário Fábio Mota (de Mobilidade), sou contra o serviço do Uber porque ele passa ao largo de qualquer regulamentação", disse o prefeito, durante a inauguração do Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (Cuidar).

O prefeito afirmou ainda que teve informações de que as pessoas que estavam operando com transporte clandestino eram as primeiras que estavam procurando se amparar através do Uber. "O que haverá é fiscalização e sempre que possível apreensão de quem esteja fazendo esse serviço, que está a margem da lei, portanto é considerado ilegal pela prefeitura de Salvador", ressaltou o prefeito.

Quando anunciou no último dia 14, a nova regulamentação do Serviço de Transporte Individual de Passageiro por Táxi (Setax), Neto disse que a prefeitura estudava os limites legais da proibição do serviço. “Eu, particularmente, sou contra o serviço do Uber. Acho que é preciso prestigiar a categoria dos taxistas, que se submete a regras, como esse regulamento que está sendo aprovado agora e impõe uma série de obrigações para o motorista de táxi. Acho que a categoria é essencial para a nossa cidade”, afirmou na ocasião.Procurada, a Uber informou que costuma se colocar à disposição das administrações públicas municipais para "mostrar as formas que o serviço pode melhorar a mobilidade". Apesar da declaração do prefeito, o aplicativo pretende operar na cidade, já que, segundo o grupo, há respaldo legal na Política Nacional de Mobilidade Urbana. A Uber também adota a política de ajudar os motoristas parceiros no caso de apreensão dos veículos.