Prefeitos estão insatisfeitos com Rui por atrasos nos repasses aos municípios

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Os prefeitos baianos estão insatisfeitos com o governador Rui Costa (PT) em função dos  atrasos nos repasses estaduais para áreas como educação e saúde. A situação mais grave é do transporte escolar, cujo valor é repassado aos municípios em quatro parcelas, mas este ano nenhuma delas foi depositada nas contas das prefeituras. Também estão atrasadas as contrapartidas estaduais para o Programa Saúde da Família (PSF), para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de atividades da área de ação social. Na semana passada, o presidente da União dos Municípios (UPB), Eures Ribeiro (PSD), se reuniu com Rui para cobrar a regularização dos repasses. “Ele falou da queda de receita e disse que iria pedir aos secretários que agilizassem os pagamentos”, contou. 

Menores Eures lembrou que, no início do ano, o governo dobrou o valor referente ao transporte escolar. “Mas não adianta aumentar em 100% se nada é repassado”, reclama. A UPB não tem um levantamento total do valor do débito.

Blindagem O deputado federal Luciano Braga (PRTB) gastou R$ 19 mil da cota parlamentar para alugar um carro blindado em janeiro e fevereiro deste ano. O modelo do veículo não foi especificado na nota fiscal, disponível no site da Câmara. Suplente, Luciano ficou no Congresso até abril, quando deu lugar à titular da vaga, a deputada Tia Eron (PRB).

Martelo batido As conversas do último final de semana foram decisivas para que o deputado Irmão Lázaro (PSC) fosse confirmado na chapa de Zé Ronaldo (DEM) para disputar o Senado. As negociações envolveram diálogos com líderes da oposição, especialmente entre o prefeito ACM Neto (DEM) e o presidente do PSDB baiano, João Gualberto. 

Hospital ameaçado Os servidores do Hospital Especializado Octávio Mangabeira temem que a unidade seja desativada. Eles dizem que hospital será fechado pela Secretaria da Saúde do estado por um ano para reforma, mas pode não reabrir. O hospital  é referência em Pneumologia. 

Nova arma O aplicativo ‘Detector de Corrupção’ virou ferramenta de campanha entre os políticos baianos este ano. Desenvolvida pelo Reclame Aqui, a plataforma mostra processos judiciais contra aqueles que serão candidatos. Alguns chegam a compartilhar em suas redes sociais que têm a ‘ficha limpa’ pelo app, enquanto outros estão utilizando a ferramenta contra os rivais durante a pré-campanha.

Perda total O incêndio que atingiu a Assembleia Legislativa no último sábado destruiu  completamente a sala da União dos Vereadores da Bahia (UVB), que funcionava no  terceiro andar do prédio. As maiores perdas foram os documentos do Congresso Nacional de Vereadores, que acontece em setembro na cidade de Serrinha."A própria lei entende que é suficiente a condenação em segundo grau para barrar a candidatura", Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao reafirmar o entendimento da Lei da Ficha Limpa, mas evitando comentar o caso do ex-presidente LulaPílula Diálogo - O PSDC pode integrar a chapa de João Santana (MDB) ao governo do estado. A  legenda tem como pré-candidato ao Palácio de Ondina Marcos Maurício, presidente do  Sindicato dos Policiais Civis, que pode ser vice ou disputar o Senado. A chapa já tem o ex-deputado Jorge Viana como candidato a senador.