Prefeitura asfalta ferrovia por engano no RJ; internet reage

Prefeitura de Magé afirmou que o empregado responsável foi afastado

Publicado em 17 de maio de 2022 às 15:17

. Crédito: Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura do município de Magé, no Rio de Janeiro, virou piada para internautas na tarde da segunda-feira (16). É que a instituição foi a responsável por asfaltou o trecho de uma ferrovia que corta o distrito de Suruí. 

"Parabéns, prefeitura de Magé. Asfaltaram a linha de trem em Suruí. Isso mesmo. Asfaltaram a linha de trem. Governando com amor", diz o texto da postagem feita pelo internauta Tiago Botini, morador do distrito.

"Aposto que se puxarem o preço desses 12 metros quadrados de asfalto vamos ter outra surpresa", disse um internauta em um comentário. Mas em meio às piadas, também há respostas mais sérias.

Um usuário lembrou que o ato de asfaltar o trecho da ferrovia pode ser considerado crime, citando o artigo 260 do Código Penal, que trata de perigo de desastre ferroviário.

De acordo com a lei, a pena é de dois a cinco anos de reclusão, mais multa, a quem, entre outras coisas, impedir ou perturbar serviço de estrada de ferro; destruir, danificar ou desarranjar, total ou parcialmente, linha férrea, material rodante ou de tração, obra de arte ou instalação; e também colocar obstáculo na linha.

A pena aumenta se desses fatos resultar desastre. A lei prevê de quatro a 12 anos de reclusão e multa. No caso de culpa, ocorrendo desastre, a pena é acrescida de seis meses a dois anos de detenção.

A operação já está normalizada no local, após os próprios moradores da região retirarem o asfalto. Uma equipe da Supervia Trens Urbanos, que operacionaliza a ferrovia, fez a vistoria e liberação da via.

Através de nota ao UOL, a prefeitura de Magé, informou que a falha foi corrigida assim que o erro do encarregado pela colocação de asfalto foi identificado. Ele foi afastado das funções.

"A Prefeitura se desculpa com a população de Suruí e garante que situações como essa não se repetirão. Trata-se de um caso isolado. A Secretaria de Infraestrutura realizou mais de 400 operações como essa em 2021 e todas com sucesso. O tráfego de trens foi restabelecido imediatamente", diz a nota.