Prefeitura começa reconstrução de escola em São Cristóvão nesta terça (08)

Vice-prefeito Bruno Reis autorizou reconstrução

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 8 de janeiro de 2019 às 13:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Tal qual um patrulheiro, o carro de Brayam Vinicius transitava por todo o asfalto da rua Poço Verde, em São Cristóvão. Os olhos vivos e atentos observavam tudo e iam de encontro com sua personalidade de pouca fala. Essa pouca habilidade com as palavras tem uma explicação óbvia: o tal patrulheiro da rua tem apenas um ano e três meses, a mesma idade que sua mãe tinha ao chegar na rua onde nesta terça-feira (8) a prefeitura demoliu e iniciou a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Raul Queiroz - a oitava das dezesseis escolas que a poder municipal irá reconstruir.

A mãe de Brayam se chama Juliana dos Santos. Aos 31 anos, hoje ela trabalha como auxiliar de serviços gerais em escolas da região e mora na rua da escola há trinta anos. Ela conta que a reforma da escola é um sonho antigo da comunidade local. A creche foi por muito tempo de competência do governo do Estado e há 11 anos passou para o poder do município. Em 2018, foi transferida para um galpão alugado pela Prefeitura e atendia 140 crianças.  Juliana e Brayam moram no bairro de São Cristóvão Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO   O investimento de mais de R$ 4 milhões vai deixar a escola com 400 vagas para a educação infantil, ou seja, mais 260 crianças serão atendidas no CMEI que após a reforma terá cerca de 1.900 metros quadrados. No evento que marcou as assinaturas de ordem de demolição e serviço, o vice-prefeito Bruno Reis afirmou que "só a educação transforma verdadeiramente a vida das pessoas" e que isso justifica os investimentos da prefeitura em novas escolas."O CMEI Raul Queiroz não vai dever nada a nenhuma escola particular da cidade", apontou Bruno Reis.A futura unidade de ensino terá coordenação, secretaria, diretoria, sala dos professores, depósito de material didático, brinquedoteca, sala multiuso, solário, 10 salas de atividades, parque infantil, refeitório, cozinha, triagem de alimentos, depósito de alimentos, lavanderia, depósito de material de limpeza, elevador, banheiros para alunos, professores, funcionários e pessoas com deficiência e guarita. Morando bem de frente ao novo CMEI e com uma filha de 10 meses, a dona de casa Roseane Assis, 33, contou à reportagem do CORREIO que as instalações abandonadas da antiga creche incomodavam muito os moradores locais.

"Trazia muito mosquito aqui pra rua, fora que é triste ver uma escola abandonada. Minha filha podia estudar aí, né?! Mas agora vai ser bem na frente de casa e é bom que a gente fica de olho e mais tranquila pra acompanhar", comemorou a moradora.

A capacidade do CMEI São Cristóvão é para 80 alunos de G2 e G3 em tempo integral em quatro salas. Nas outras seis salas, os demais distribuídos em seis turmas, de G4 e G5 por turno.

Demolições Desde o dia 8 de novembro do ano passado, já foram iniciadas a reconstrução de seis escolas em Plataforma, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, Boa Vista do Lobato, Engenho Velho da Federação e Sussurana. A meta é que, até 2020, não exista mais escolas em pré-moldado em Salvador. Somente ano passado, foram aplicados R$250 milhões a mais do que o exigido no orçamento municipal em saúde e educação.

Ainda nesta segunda-feira o vice-prefeito faz a entrega da praça e nova iluminação de Cajazeiras XI. Além disso, as moradias do programa Morar Melhor também serão entregues pela prefeitura aos moradores locais.

Já em Cajazeiras X, setor 2, o vice-prefeito assina ordem de serviço para nova iluminação da localidade.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier