Prefeitura dará assistência a moradores de rua durante Lavagem do Bonfim 

Monitoramento para identificar pessoas vai ser realizado durante festa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2019 às 00:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social, realizará monitoramento no percurso da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (17), com o objetivo de identificar pessoas em situação de rua, risco social e vulnerabilidade, bem como crianças e adolescentes em situação de negligência e exploração do trabalho infantil.

A ação será feita por equipes volantes, compostas por seis educadores e uma técnica, que atuarão desde a partida do cortejo, da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Colina Sagrada, no Bonfim.

A abordagem social tem o objetivo, de acordo com a Semps, de sensibilizar, orientar e fazer encaminhamentos para os serviços socioassistenciais disponíveis pela Semps, inclusive para os serviços provisórios disponibilizados nas festas populares, voltados para pessoas identificadas em situação de vulnerabilidade e risco social, com especial atenção a situações que envolvam crianças e adolescentes, acompanhados ou não dos pais ou responsáveis.

Além dessas iniciativas, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), disponibilizará um espaço de convivência com capacidade para até 60 crianças e adolescentes, que ficará instalado na Escola Municipal Constança Medeiros, na Rua Alvares de Azevedo, 101, Baixa do Bonfim. 

A faixa etária para acolhimento na unidade é de 0 a 17 anos e a permanência será de 8h até as 19h do dia do cortejo. O local oferecerá alimentação, atividades recreativas e atendimento social. O centro de convivência é específico para os filhos dos ambulantes que estarão trabalhando no percurso do evento.