Prefeitura de Salvador implanta prontuário eletrônico em todas unidades de saúde

Mudança vai otimizar atendimento oferecido à população

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2020 às 16:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Max Haack/Ascom PMS

A prefeitura de Salvador implantou em todos os postos da rede municipal de saúde o prontuário digital. Isso significa que todos as informações dos pacientes atendidos nas unidades básicas de saúde - desde o nascimento, situação vacinal e procedimentos realizados -estarão disponíveis de forma digitalizada num banco de dados.

Essa implementação vai garantir mais facilidade e rapidez no atendimento dos pacientes, além de otimizar a gestão dos recursos aplicados nas políticas públicas de saúde de Salvador.

A utilização dessas informações sobre o paciente proporciona ainda o diagnóstico e tratamento adequado, impactando na produtividade da equipe, além de possibilitar o cruzamento de dados, antes impossível com o prontuário em formato impresso, diz a prefeitura. Os registros ficam salvos por tempo indeterminado, sem ocupar espaço físico nas unidades de saúde.

“Nosso sistema permite um maior controle de doenças e agravos no município, para que os profissionais possam rapidamente perceber os pacientes que precisam de atenção. O equipamento é disponível para toda a rede, inclusive de vigilância à saúde, um exemplo claro são os pré-natais, caso a gestante falte a uma ocasião, o prontuário vai apontar, ela pode ser chamada ou uma equipe se deslocar, se for o caso”, explicou o secretário municipal da Saúde, Leo Prates.