Prefeitura decide intervir em 'guerra de festas' no Santo Antônio

satélite
22.01.2019, 05:15:00
Atualizado: 22.01.2019, 07:18:28

Prefeitura decide intervir em 'guerra de festas' no Santo Antônio

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

Diante da guerra deflagrada por moradores do Santo Antônio Além do Carmo contra produtores de blocos e eventos, a prefeitura decidiu intervir para evitar o acirramento dos ânimos. Em reunião realizada ontem no Palácio Thomé de Souza, o prefeito ACM Neto (DEM) solicitou um pente-fino sobre as festas já autorizadas  ou com pedido em análise.

Ao mesmo tempo, determinou que a Central de Licenciamento de Eventos (CLE) da prefeitura só libere novas autorizações após verificada a viabilidade e o impacto de cada festa sobre o bairro histórico. Nos próximos dias, os técnicos da CLE deverão também discutir o eventual engarrafamento de blocos durante o Carnaval e o período pré-carnavalesco na área.


Entenda o caso
O conflito no bairro foi revelado pelo CORREIO na edição do último domingo. A princípio, envolvia a realização do Santo Antônio Harém do Carmo, bloco e baile idealizados pelo Grupo Harém. O evento dividiu moradores contra e a favor e expôs as insatisfações contra o boom da folia na região.

Bandeira dois
Os dois deputados federais que o governador Rui Costa  quer trazer para o secretariado devem vir do PT e PSD. Líderes da base apostam que os escolhidos serão Charles Fernandes (PSD), para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e Josias Gomes ou Nelson Pelegrino, ambos petistas, a depender da pasta. Se for Justiça, Pelegrino é o cotado, enquanto Josias ficaria, a priori, com a Agricultura. Rui chegou a cogitar dois petistas, mas a direção do partido resiste. O objetivo do partido é se manter como a maior bancada da Câmara. 

Vale o quanto pesa
Embora mantenham conversas com o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ),  parlamentares do PT baiano consideram remota a possibilidade de apoio da legenda à reeleição do democrata para a presidência da Câmara. O  problema, avaliam, nem é a aliança com o PSL, mas os espaços na Mesa Diretora. Os petistas argumentam que, pelo tamanho que possuem na Casa, deveriam ter postos de maior destaque no comando do Legislativo e comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante e normalmente destinada à legenda mais robusta.

Apelo final
O empresário Ângelo Calmon de Sá, ex-presidente do Banco Econômico,  recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) numa das ações do Ministério  Público Federal (MPF) contra ele. Condenado em segunda instância mais de uma vez, o banqueiro tenta reverter as penas, sob argumento de  prescrição das ações em que é réu. O caso foi parar nas mãos do ministro Gilmar Mendes e já está pronto para análise.

Chega mais
Prestes a virar deputado estadual , o ex-prefeito de  Serrinha Osni Cardoso (PT) foi intimado pela Justiça Federal para se manifestar em uma denúncia de improbidade feita pela Procuradoria da  República. Ele é acusado de irregularidades em verbas da educação em 2011 e 2012. Réu na ação, Osni tem dez dias para se defender.

A criação desta delegacia já está prevista em lei estadual de junho de 2014 e na Constituição Federal. Será o instrumento próprio para cuidar desses casos atentatórios à liberdade de crença Edvaldo Brito, vereador, ao pedir implantação da Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa em Salvador


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-demissao-bolsonaro-grava-video-e-faz-elogios-a-bebianno-assista/
Bebianno é o protagonista da maior crise nos primeiros meses do novo governo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/incendio-atinge-patio-e-deixa-carros-destruidos-em-porto-seguro-veja/
Caso ocorreu na prefeitura da cidade; ninguém ficou ferido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/integrante-do-bbb19-vira-piada-no-fantastico/
Veja vídeo apresentado na edição deste domingo (17) do programa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lutador-rayron-gracie-filho-de-mulher-espancada-se-declara-a-mae/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mulher-e-agredida-durante-quatro-horas-em-primeiro-encontro/
Vinícius Serra foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio
Ler Mais
Harley, a Cacatua brinca com sua dona, faz bastante barulho e adora derrubar coisas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/contra-as-musicas-com-baixaria-pede-rei-momo-do-carnaval-2019/
Renildo também fez alertas contra o trabalho infantil
Ler Mais