Prefeitura decide intervir em 'guerra de festas' no Santo Antônio

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2019 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Diante da guerra deflagrada por moradores do Santo Antônio Além do Carmo contra produtores de blocos e eventos, a prefeitura decidiu intervir para evitar o acirramento dos ânimos. Em reunião realizada ontem no Palácio Thomé de Souza, o prefeito ACM Neto (DEM) solicitou um pente-fino sobre as festas já autorizadas  ou com pedido em análise.

Ao mesmo tempo, determinou que a Central de Licenciamento de Eventos (CLE) da prefeitura só libere novas autorizações após verificada a viabilidade e o impacto de cada festa sobre o bairro histórico. Nos próximos dias, os técnicos da CLE deverão também discutir o eventual engarrafamento de blocos durante o Carnaval e o período pré-carnavalesco na área.

Entenda o caso O conflito no bairro foi revelado pelo CORREIO na edição do último domingo. A princípio, envolvia a realização do Santo Antônio Harém do Carmo, bloco e baile idealizados pelo Grupo Harém. O evento dividiu moradores contra e a favor e expôs as insatisfações contra o boom da folia na região.

Bandeira dois Os dois deputados federais que o governador Rui Costa  quer trazer para o secretariado devem vir do PT e PSD. Líderes da base apostam que os escolhidos serão Charles Fernandes (PSD), para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e Josias Gomes ou Nelson Pelegrino, ambos petistas, a depender da pasta. Se for Justiça, Pelegrino é o cotado, enquanto Josias ficaria, a priori, com a Agricultura. Rui chegou a cogitar dois petistas, mas a direção do partido resiste. O objetivo do partido é se manter como a maior bancada da Câmara. 

Vale o quanto pesa Embora mantenham conversas com o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ),  parlamentares do PT baiano consideram remota a possibilidade de apoio da legenda à reeleição do democrata para a presidência da Câmara. O  problema, avaliam, nem é a aliança com o PSL, mas os espaços na Mesa Diretora. Os petistas argumentam que, pelo tamanho que possuem na Casa, deveriam ter postos de maior destaque no comando do Legislativo e comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante e normalmente destinada à legenda mais robusta.

Apelo final O empresário Ângelo Calmon de Sá, ex-presidente do Banco Econômico,  recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) numa das ações do Ministério  Público Federal (MPF) contra ele. Condenado em segunda instância mais de uma vez, o banqueiro tenta reverter as penas, sob argumento de  prescrição das ações em que é réu. O caso foi parar nas mãos do ministro Gilmar Mendes e já está pronto para análise.

Chega mais Prestes a virar deputado estadual , o ex-prefeito de  Serrinha Osni Cardoso (PT) foi intimado pela Justiça Federal para se manifestar em uma denúncia de improbidade feita pela Procuradoria da  República. Ele é acusado de irregularidades em verbas da educação em 2011 e 2012. Réu na ação, Osni tem dez dias para se defender.A criação desta delegacia já está prevista em lei estadual de junho de 2014 e na Constituição Federal. Será o instrumento próprio para cuidar desses casos atentatórios à liberdade de crença Edvaldo Brito, vereador, ao pedir implantação da Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa em Salvador