Prefeitura e associação do Horto Florestal debatem implantação do BRT

Na reunião, membros de associação tiraram dúvidas geradas por boatos

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  • Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2018 às 15:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Em encontro realizado na noite dessa quarta-feira (16), foi apresentado o projeto do BRT na sede da Associação AMO Horto (Avenida Santa Luzia) a pedido dos próprios moradores do bairro do Horto Florestal. Na ocasião, os moradores puderam tirar dúvidas e esclarecer pontos a respeito do tema. 

Os secretários municipais Fábio Mota (Mobilidade) e André Fraga (Cidade Sustentável), o presidente da associação, Coda Leal Costa, o diretor de Licenciamento Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo, Samir Abdala, outros dirigentes municipais e diretores da AMO Horto estiveram presentes na reunião.

Durante o encontro, os membros da associação, que convidaram a Prefeitura para fazer a apresentação, tiravam dúvidas geradas por notícias falsas espalhadas na internet, a exemplo do número de árvores suprimidas, a cobertura dos canais, as estruturas em elevado e o impacto da obra. "O que a gente está vendo é uma campanha orquestrada com interesses políticos para tentar atacar o BRT com informações falsas, com inverdades. O que já está sendo combatido de forma efetiva, principalmente quando aqueles que de fato têm boas intenções e estão de fato preocupados com os impactos dessa intervenção são apresentados às informações factuais do projeto", disse Fábio Mota. O secretário lembrou que, além do BRT em si, o projeto prevê investimentos em mobilidade e infraestrutura urbana, resolvendo gargalos no trânsito entre as avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, e também o problema de alagamentos em períodos chuvosos com a expansão e cobertura dos canais que hoje servem como depósito de lixo e esgoto. "É uma obra muito maior do que simplesmente implantar o BRT, que é uma evolução do ônibus comum, com mais segurança, conforto e com ar-condicionado". 

O presidente da associação destacou que as pessoas estão necessitando esclarecer dúvidas e se aprofundar na temática para entender que a capital precisa ir de encontro ao progresso. "Sou favorável a toda mudança que venha beneficiar a cidade porque Salvador é atrasada 40 anos na área da mobilidade. E esse projeto vai ser importante tanto para os moradores do horto quanto para toda a região. Estamos cansados de perder horas no engarrafamento nessa região da cidade", avaliou Coda Leal Costa. 

André Fraga comentou os argumentos de que o BRT será prejudicial ao meio ambiente. "Estamos promovendo toda uma ação de compensação, que envolve o plantio de 2 mil árvores nativas da Mata Atlântica. Isso foi uma exigência da Prefeitura. Serão suprimidas 154 árvores, ou seja, a maioria vai ser preservada já que, apenas entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia (equivalente ao primeiro trecho da obra), existem quase 500. Estamos conciliando o progresso com a preservação ambiental", concluiu.