Prefeitura finaliza obras de macrodrenagem e pavimentação em Patamares

Investimento foi de R$ 94,4 milhões; prefeito visitou local e entregou ciclovia

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 14 de dezembro de 2018 às 13:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Secom/Salvador

Em dias de muita chuva em Salvador, a Lagoa da Paralela, nas proximidades do Shopping Paralela, costumava não suportar o excesso de água e transbordar, dificultando o trânsito na região.

Esse problema, segundo a prefeitura, está resolvido pelos próximos 50 anos após uma obra de macrodrenagem – criação de vasões que auxiliam o escoamento da água.

Nas proximidades, na Avenida Tamburugy, em Patamares, a gestão municipal também realizou uma outra intervenção: os 26 mil m² de via passaram por uma melhoria na pavimentação asfáltica, além de iluminação em LED e construção de uma ciclovia de 4,3 km.  Rio Trobogy passou por processo de recuperação com o plantio de uma mata ciliar ao seu entorno (Foto: Nilson Marinho/CORREIO) As obras, que começaram há um ano, fazem parte de uma série de intervenções na região que só foi possível por meio de um convênio entre a prefeitura e o Ministério das Cidades que demandou R$ 94,4 milhões – a maior parte do montante veio do órgão federal, e a gestão municipal investiu em obras complementares, como paisagismo e iluminação.

A ambulante Marenir de Sousa, 56 anos, que possui uma barraca de lanches nas proximidades do shopping, descreve como era a via em dias de chuva."Uma grande quantidade de água vazava, tomando parte da pista. Aí, tinha que passar, às vezes, carro por carro", lembra. O prefeito ACM Neto, que esteve no local, na manhã desta sexta-feira (14), para apresentar a conclusão das obras a jornalistas, afirmou que o processo de macrodrenagem deve conter o vazamento nas próximas cinco décadas, segundo técnicos e engenheiros.

Além do auxílio do escoamento da Lagoa da Paralela, os rios Trobogy e Passa Vaca também passaram por uma recuperação ambiental. Já a lagoa do Vale Encantado teve o seu espelho d'água recuperado. Prefeito visita obras ao lado do secretário de Infraestrutura, Almir Melo (Foto: Nilson Marinho/CORREIO) "É uma obra que traz maior qualidade de vida a partir de facilidade da mobilidade urbana, que traz beleza para a região, com ciclovia, paisagismo, novo asfalto. Além disso, traz, sobretudo, preservação do meio ambiente", disse o prefeito. A ciclovia da avenida, ainda de acordo com o prefeito, possui 3 metros de largura em toda a extensão de 4,3 km. A via também recebeu a reconstrução de 6 km de passeio, com 1,5 m de largura. Já a macrodrenagem contou com 3 km de rede subterrânea que vai ajudar a dar celeridade ao escoamento das águas pluviais."Trouxemos toda essa água pelo canal Passa Vaca e Trobogy, onde existe uma bacia de detenção. Conseguimos, assim, acabar com os transtornos", acrescenta Almir Melo, secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas.*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier.