Prefeitura inaugura maior praça revitalizada de Salvador

A praça João Mangabeira, no bairro dos Barris, ficou sete meses em reforma

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de março de 2017 às 21:58

- Atualizado há um ano

Era uma praça muito engraçada, não tinha banco, mesas, brinquedo, não tinha nada. Apenas um campo de futebol mal cuidado e uma pista de skate desgastada faziam parte da praça João Mangabeira, no bairro dos Barris, em Salvador. O espaço foi revitalizado pela prefeitura nos últimos sete meses e foi entregue pelo prefeito ACM Neto na noite desta quarta-feira (29).

A entrega aconteceu durante as comemorações pelos 468 anos de Salvador e, durante a inauguração, a prefeitura levou um bolo para celebrar o aniversário da cidade. Segundo a prefeitura, essa é a maior praça reconstruída pela gestão ACM Neto até o momento, com 37 mil m².Prefeitura investiu R$ 700 mil na revitalização da praça(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)Para deixar tudo pronto, foram sete meses de muita poeira, barulho de máquinas e do martelar de pregos e tábuas. Os operários não interromperam as atividades nem durante o carnaval.  "Quando a gente passava por aqui, era uma poeira danada. Muita gente trabalhando. A praça ficou bonita, mas eu gostei mesmo foi da iluminação porque minha filha volta da escola por aqui, a noite, e era tudo muito escuro", afirmou a dona de casa Rosalva Lima, 58 anos.Antes mesmo da inauguração, os moradores já estavam ocupando o espaço e usando os novos equipamentos. A praça recebeu bancos e mesas, parque infantil, aparelhos de ginástica, área verde para piquenique e espaço de alimentação para food truck, com estacionamento. Além de pista de cooper e circuito minibike. 

A pista de skate que estava desgastada foi revitalizada e o campo de futebol passou por uma grande reforma, incluindo a troca do alambrado, que estava caindo, e a construção de um vestiário. Uma quadra poliesportiva também foi entregue aos moradores.Além de pista de cooper e circuito minibike, praça tem pista de skate e campo de futebol(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)O prefeito ACM Neto chegou ao local às 18h35, acompanhado das duas filhas e de secretários e assessores. Ele percorreu o espaço, comentou as reformas e convidou a população para conhecer a nova área de lazer da cidade. 

"As pessoas que vinherem conhecer a praça João Mangabeira vão testemunhar a transformação que aconteceu nesse lugar. Quando a gente vai recuperando a cidade e devolvendo o brilho, ela vai ficando cada vez mais bonita e, portanto, mais nova. A mensagem que passamos é de confiança no futuro. Temos muitos desafios, mas vemos como a cidade está progredindo e avançando e isso nos deixa muito feliz", afirmou.O investimento foi de R$ 700 mil, com recurso apenas da prefeitura. Uma ponte foi construída para ligar os dois lados da praça. Embaixo, o córrego foi revitalizado. O esgoto não está sendo mais despejado no local e, segundo alguns moradores, até peixes já foram vistos. 

De acordo com o gestor da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), Marcílio Bastos, houve atenção maior com a inclusão social. "A preocupação que tivemos foi de criar um espaço que integrasse as pessoas, que fosse aproveitado por todos. Por isso, também construímos no local equipamentos para crianças com necessidades especiais. Esse é um espaço que está sendo devolvido para a cidade", afirmou.A prefeitura estima que o local vai atender moradores dos bairros dos Barris, Tororó, Jardim Baiano, Vasco da Gama, Vale da Muriçoca, Garcia, Lapa e região.