Prefeitura inaugura núcleo para monitorar trânsito 24 horas

Núcleo fará o cruzamento dos dados e produzirá diagnóstico e alertas sobre mudanças de padrões no trânsito da cidade

  • Foto do(a) author(a) Alexandro Mota
  • Alexandro Mota

Publicado em 1 de outubro de 2015 às 19:07

- Atualizado há um ano

A prefeitura inaugurou nesta quinta-feira (1º) o Núcleo de Operação Assistida (NOA) da Transalvador. Desenvolvido há dois anos, o NOA terá pelo menos 29 agentes atuando todos os dias no monitoramento do trânsito da cidade a distância, através de câmeras e sistemas de computador.

“Com o NOA, o agente lá na ponta é um alimentador da informação e as providências vão acontecer em tempo real, é um semáforo que quebrou, um animal na via, ou qualquer outra notificação que o agente faça permitirá ações e providências imediatas. A gente tem que agir nas áreas mais críticas e esse sistema vai permitir isso”, detalhou o prefeito ACM Neto, durante o evento.Prefeitura inaugura núcleo para monitorar trânsito em Salvador (Foto: Valter Pontes/Agecom)Um sistema online que registra a velocidade média dos veículos em vias é, segundo o prefeito, um dos importantes dados que ajudam no monitoramento do trânsito. “Temos a velocidade histórica registrada em uma via de acordo com os padrões de dia e horário e a velocidade média que está sendo registrada no momento, se numa manhã de quinta-feira a velocidade da Garibaldi, por exemplo, for de 30 km e naquele momento estiver em dez o sistema mostra aqui que pode haver algo errado no trânsito”, detalha Antônio Neco, um dos responsáveis da área técnica do Núcleo.Com algum problema identificado, é o Núcleo quem toma providências para melhoria do trânsito “As câmeras então são acionadas para ver o que está acontecendo ou, se preciso, deslocamos uma equipe”, completa Antônio. Através de câmeras, os agentes também vão poder multar quem cometer infrações de trânsito à distância.

Como funcionaInstalado na sede da Transalvador, nos Barris, O NOA é responsável pelo processamento dos dados gerados pelos equipamentos e sistemas que monitoram o trânsito - como radares, fotossensores e aplicativos colaborativos como o Waze - e fará o cruzamento dessas informações para produzir diagnóstico e alertas sobre mudanças de padrões que exijam uma intervenção da Transalvador.O NOA conta ainda com uma central de rádio dividia em três frequências (por área da cidade), que permite a comunicação com os cerca de 540 agentes que atuam nas ruas nos três turnos. Os próprios agentes produzem dados para o sistema do Núcleo com o uso de 400 smartphones com um aplicativo ligado ao programa desenvolvido por uma empresa de estatística. Esses equipamentos estão sendo chamados de talonários eletrônicos, e comunicam tanto infrações quanto acidentes e outras ocorrências de trânsito, tendo inclusive a possibilidade de alertar o Núcleo com um “botão do pânico”.Na mesma sala, com 10 telões com a geração de gráficos e reprodução das imagem de câmeras, além da central de rádio, um grupo faz o monitoramento das ruas por câmeras e assessores de comunicação emitem a cada hora boletins com a situação do trânsito na cidade e prestam informações através das redes sociais (no Twitter, @Transalvador1). Além dos agentes, a população também pode colaborar informando ocorrências no trânsito através do telefone 156. Em uma segunda sala, com um maesa de reunião, as telas do NOA são reproduzidas. Esse espaço pode ser usado para gestão de crise ou para monitoramento em grandes eventos, integrando além da equipe da Transalvador outros órgãos.

IntegraçãoOs planos da Transalvador com os dados gerados pelo sistema incluem o planejamento da distribuição das equipes de acordo com as demandas e das tendências apontadas pelo sistema, inclusive das equipes de guinchos, além de a longo prazo poder determinar mudanças no limite de velocidade em vias de acordo com o tipo de acidente registrado.No momento, a Superintendência está cadastrando as escolas e posto de saúde do estado no mapa do sistema, oq eu também ajudara no cruzamento de dados. “Essa geração de dados não acaba nunca, tornando o sistema mais poderoso e mais útil”, avalia Muller.Segundo Fabrizzio, a manutenção do Núcleo pelo período de cinco anos, incluindo a aquisição dos aparelhos, treinamentos e o suporte técnico, custara cerca de R$35 milhões, uma média de R$7 milhões por ano. Após licitação, a prefeitura firmou contrato com a empresa baiana Martins e Neri, especializada em consultoria na área de informática, para desenvolver o sistema.

De acordo com a prefeitura, a abertura do núcleo é parte de um modelo de modernização da gestão da cidade. “Já implantamos o CCO (Centro de Controle de Operações, da Secretaria da Mobilidade), que já está operando e é muito útil para melhorar o transporte público da cidade e foi o primeiro passo dessa área da revolução tecnológica. O NOA é o segundo passo. E o terceiro será o COI (Centro de Operações Integradas), que será o grande abraço desses dois sistemas e de outros órgãos da capital, como a Defesa Civil e a Samu”, explica ACM Neto. O COI será custeado pelos shoppings centeres de Salvador, como contrapartida pela autorização dada pela prefeitura de exploração dos estacionamentos após uma decisão judicial. O COI colocara na cidade mais 150 câmeras, a previsão é que o início de sua operação seja no próximo ano. “Estamos no pé para garantir a celeridade da contratação”.

O Núcleo, que funcionará 24h, havia sido anunciado para o mês de julho, mas, segundo Fabrizzio, foi preciso esperar para melhorias técnicas.