Prefeitura inicia revitalização da terceira ponte de Jaguaribe

Obra deve melhorar estrutura da ponte como ferragens e concreto

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 28 de março de 2019 às 13:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A terceira ponte do Rio Jaguaribe, em Jaguaribe, começa a passar por um processo de revitalização na manhã desta quinta-feira (28), véspera do aniversário de 470 anos da cidade. O prefeito ACM Neto autorizou o início imediato das obras no equipamento, que já sofre com a ação do tempo e da maresia que espalha oxidação por toda a orla. No total, a prefeitura vai investir R$1,1 milhões nos próximos seis meses para solucionar problemas como corrosão das ferragens e concreto.

Em comemoração aos 470 anos, a prefeitura anunciou mais de 40 obras e inaugurações até abril. Além disso, a capital baiana receberá o Festival da Cidade, com atrações musicais. O trânsito sofrerá alterações até este domingo (31).

A revitalização da terceira ponte faz parte de um projeto que tem a intenção de estudar e, caso necessário, intervir em outras 51 construções semelhantes espalhadas pela cidade, além de viadutos. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, 27 obras foram ou estão sendo estudadas para levantar a possível necessidade da pasta intervir.  Será feito a recuperação da parte estrutural da ponte, como recuperação de concreto e ferragens (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Outras obras Além da terceira ponte de Jaguaribe, já foi constatado em outras obras, pelos técnicos e engenheiros da Seinfra, a necessidade de reformas. Entre elas estão os viadutos Grabriela, no bairro do Canela, o Pintangueiras, em Brotas, e o Rômulo Almeida, na Avenida Vasco da Gama – a intervenção vai custar R$400 mil. Nesta quarta, ainda de acordo com Bruno Reis, será lançado a licitação que autoriza o estudo de outras 24 obras.

"É importante destacar que esse é um trabalho preventivo e, mais uma vez, Salvador sai na frente em relações às outras cidades. É um trabalho para evitar catástrofes, como aconteceu em Belo Horizonte. Estamos fazendo isso na semana em que nós lançamos a estratégia de resiliência para cidade. Prevenir também é um ato de resiliência”, comentou Bruno Reis. 

O prefeito ACM Neto também apontou que a iniciativa dos estudos é para evitar possíveis desabamentos como já aconteceu em outras cidades do país e do mundo."Nós já vimos acontecer diversos desastres, alguns com vítimas fatais em diversas cidades brasileiras. Não é raro a gente ouvir episódio de desastres, mesmo em países desenvolvidos. Temos buscado recorrer ao que há de mais moderno na técnica de engenharia", garantiu o prefeito. Além das intervenções, numa segunda etapa será feito, em todas as obras, um plano de humanização que consiste na revitalização não apenas do equipamento, mas em todo o redor dele.

“Fazendo com que as áreas que ficam nos baixios dos viadutos possam ser ocupadas pela população. A reforma terá iluminação, grafitagem, espaços de convivência, praças, quadras poliesportivas e paisagismo”, explicou o secretário e vice-prefeito.  Foto: Divulgação Melhorias Na terceira ponte, além de ser recuperada todo a sua estrutura de concreto e ferragem que sustenta a estrutura, a prefeitura vai implantar iluminação. Durante as obras, a circulação de pedestre e de carros não sofrerá alteração.

Os moradores da região avaliaram a ação como positiva. O salva-vidas Elmo Saad, 60 anos, reclamou dos assaltos constantes nas imediações. "As pessoas reclamam muito de assaltos porque eles [assaltantes] ficam ali, embaixo da ponte, à noite. A iluminação, por exemplo, melhoraria tudo isso", disse. 

O engenheiro Fernando Gervársio, 71, sugere a revitalização do rio Jaguaribe, que desagua no mar. Ele também acredita que, além disso, a iluminação  melhoraria a segurança do bairro.

"O que eu observo é que o rio também deve passar por uma recuperação, porque traz muitas impurezas. Essa praia fica imprópria para banho. Mas a iluminação está deficitária, e esse é o ponto mais grave que eu acho dessa região. Por não ter uma movimentação grande de comércio, precisaria ter uma iluminação adequada", comentou o engenheiro.  Prefeito ACM Neto e vice-prefeito Bruno Reis assinaram a ordem de serviço para o início das obras (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) A assinatura da ordem de serviço faz parte de uma série editais de licitação, programas, ordens de serviço, além de inaugurações e eventos em comemoração ao aniversário de 470 anos de Salvador, que acontece nesta sexta-feira (29).

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier