Prefeitura: mudanças no segundo escalão só vão ocorrer depois de reuniões

ACM Neto anunciou nesta terça o nome de quatro novos secretários

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 às 16:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Marina Silva/CORREIO

O prefeito ACM Neto divulgou, nesta terça-feira (5), os nomes dos quatro novos secretários municipais que assumem os cargos em 2019 para as pastas da Infraestrutura, Promoção Social, Ordem Pública e Política para Mulheres, Infância e Juventude. Eles tomaram posse do cargo, oficialmente hoje, em cerimônia realizada no Palácio Thomé de Souza, no Centro Histórico.

Com as mudanças, passam a fazer parte do time da gestão de ACM Neto o vice-prefeito Bruno Reis, que assume a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, o ex-presidente da Câmara Municipal de Salvador, Léo Prates, que vai atuar como chefe da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, o vereador Felipe Lucas, que assume a Secretaria de Ordem Pública, além da vereadora Rogéria Santos, que vai ficar à frente da pasta de Política para Mulheres, Infância e Juventude.

A presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães, o atual presidente da CMS, Geraldo Júnior, além de outros vereadores, acompanharam a cerimônia ao lado do prefeito. "Nós do Parque Social parabenizamos os novos secretários, desejando muito êxito diante dos novos desafios e reafirmamos nossos compromissos em realizar projetos e programas sociais em prol das pessoas que mais precisam e seguir colaborando com o desenvolvimento social da nossa cidade", afirmou Rosário Magalhães.

Além dos quatro nomes, ACM Neto também reforçou a posse de Alberto Pimentel, que desde a última segunda-feira (4) foi nomeado como secretário de Trabalho, Esporte e Lazer, e do ex-deputado estadual Luciano Ribeiro, que recebeu o convite para assumir a Secretaria Particular da Prefeitura, criada agora.

Antes da divulgação dos novos nomes que vão compor o secretariado, o prefeito ACM Neto agradeceu à equipe que deixa o primeiro escalão da gestão municipal e reforçou que as mudanças no segundo escalão só vão acontecer após reuniões com o novo secretariado.“Alguns secretários que estão saindo neste momento serão reaproveitados em outras áreas da administração pública, em razão da qualidade dos serviços, da competência e da relação de confiança que estabeleceram comigo”, garantiu o prefeito.Neto também fez questão de mencionar o orgulho que sente da equipe montada ao longo dos dois mandatos. “Tudo o que eu faço e realizo é graças ao trabalho de cada um, ao esforço individual de cada um, mas, sobretudo, à soma desses esforços. Desde 2013 eu procurei imprimir um tom diferenciado em nossa gestão, primando pela qualidade e competência”, afirmou.

“Nós trabalhamos afinados, deixando as vaidades do setor público de lado”, destacou o prefeito, que reforçou que a escolha dos novos secretários é parte de um projeto integrado, sem vinculação política e que, apesar de a decisão final ser dele, todos da equipe participam. “Temos 3 milhões de patrões lá fora, com diversas expectativas, sonhos e desejos, que nem sempre podem ser realizados”, disse.

‘Chega de agressão à mulher’ Ao anunciar a nova secretária Rogéria Santos, o prefeito ACM Neto disse que a nomeação era uma homenagem a todas as mulheres de Salvador. “Ela entra como sucessora de Cristina Argiles Sanches, a quem eu agradeço toda a dedicação e empenho. Nossa secretária e vereadora Rogéria é também advogada e tem, além da militância no campo jurídico, um extenso serviço social prestado em nossa capital, sendo esse um dos pontos que a credenciou como candidata a vereadora pelo PRB, em 2016”, destacou o gestor municipal.

Após assinar o documento de posse e já, oficialmente, como secretária, Rogéria disse ao CORREIO que “o principal desafio da gestão é, de fato, trazer a pasta à evidência e cuidar de mulheres, infância e juventude”. Ainda segundo ela, a secretaria tem uma pauta muito extensa, sendo este um desafio a ser enfrentado. O suplente dela, Alex Mine (DEM), vai atuar na CMS enquanto a vereadora for secretária.“Primeiro, nós vamos conhecer tudo o que a secretaria já fez e faz e, a partir disso, vamos elaborar políticas que atendam a toda a população de Salvador. A cidade é grande e com maioria de habitantes mulheres. Então, o desafio é dar mais visibilidade às bandeiras ali elencadas, puxando, principalmente, para as mulheres, infância e jovens do município, mas a causa da mulher vai ser a grande prioridade”, disse.Ainda de acordo com ela, o alto número de feminicídio tem preocupado a gestão municipal. “Um sonho antigo nosso é exatamente unir força a todos os poderes, órgão de defesa das mulheres, para formar, dentro dessa união, estratégias para coibir a violência contra a mulher. Salvador é uma cidade onde temos 67 processos por dia relacionados à violência contra a mulher e precisamos dar um basta nisso”, declarou.

Rogéria Santos é advogada e foi eleita vereadora de Salvador para a legislatura que começou em 2017 e segue até 2021, se licenciando do cargo para assumir a nova função, a convite do prefeito ACM Neto. Ela possui MBA em Administração Pública, pós-graduação em Política de Assistência Social, além de ser radialista. Foi ativista humanitária na África por 14 anos, dando auxílio direto e indireto a mais de 20 mil pessoas. Além disso, elabora e coordena projetos sociais e milita em prol dos direitos humanos, inclusive das mulheres, crianças e adolescentes.

360 graus O vereador Felipe Lucas, 36 anos, foi apontado pelo prefeito ACM Neto como uma das grandes promessas da política. “Eu, que comecei a acompanhar o trabalho dele na minha própria gestão, quando ele trabalhava com o Paulo Fontana, percebi o quanto ele tinha a oferecer. Felipe conhece a cidade de Salvador inteira, além de ter proximidade com cada órgão da prefeitura, sabe como eu atuo e trabalho”, disse o prefeito.

ACM Neto também mencionou que Felipe Lucas faz parte da renovação da vida pública e tem muito a oferecer ao município. “Precisamos dar oportunidade para novos talentos se colocarem. O trabalho que ele desempenhou quando fez parte da Secretaria de Infraestrutura foi fundamental para essa minha escolha de colocá-lo à frente da pasta da Ordem Pública”, ressaltou.

O novo secretário afirmou que os desafios à frente da pasta vão ser grandes e a intenção é ter um olhar 360 graus para a população, uma visão amplificada do que o município necessita. “Vamos cuidar dos 163 bairros da cidade e estamos prontos para isso. Minha vida é pautada por desafios e eu vou me dedicar às questões de ordem pública, abrindo o diálogo com a cidade e os setores”, disse.

Ele também ressaltou que todos os projetos que estão em curso na secretaria serão continuados, a exemplo do trabalho com os ambulantes. “A gente começa com essa ideia de levar adiante os projetos já em curso, mas vamos nos voltar, também, para um planejamento, do que pode ser melhorado. A certeza que eu dou é que, no mínimo, nós vamos manter o trabalho desempenhado por Marcus Passos”, destacou.

Outras questões levantadas por Felipe Lucas envolvem, além dos ambulantes, melhorias no aparelhamento da guarda municipal, o combate à poluição sonora, escassez de vagas em cemitérios públicos, além de incentivos ao Salvamar. “Espero ter forças para dar a Salvador, não só o que a cidade precisa, mas o que o município merece”, concluiu. No lugar de Felipe Lucas, quem retorna à CMS é Pedro Godinho.

O vereador Felipe Lucas é formado em administração, com MBA e curso de extensão em Toronto, no Canadá. Foi eleito para um assento na Câmara Municipal de Salvador em 2016, se licenciando do cargo para assumir a secretaria a convite do prefeito ACM Neto. Fez carreira na iniciativa privada, quando recebeu o convite para ingressar na vida pública e assumir a chefia de gabinete da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife e Brasília.

Além disso, em 2012, Felipe Lucas foi nomeado chefe de gabinete da então Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil, que tinha Paulo Fontana como secretário, ajudando na elaboração e desenvolvimento de projetos importantes como o Casa Legal e o Morar Melhor. É conhecido por incentivar eventos esportivos e atletas em início de carreira.

Deficientes e LGBTs Antes de anunciar o novo secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, o prefeito ACM Neto homenageia Isnard Araújo, que, após deixar a administração municipal, volta a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores, integrando a mesa diretora da Casa. “Hora nenhuma ele veio para nossa gestão fazer política. Pelo contrário, sempre focou em novo time e em nosso trabalho”, declarou.

O ex-presidente da CMS e deputado estadual, Leo Prates, foi recebido com muito otimismo pela equipe da gestão municipal. “Esse cara cresceu comigo e, desde cedo, demonstrou vocação para a política. Mas, decidiu, até hoje, eu não sei o porquê, cursar Engenharia Elétrica. Depois, nos encontramos nos movimentos estudantis e agora eu tenho a honra de tê-lo ao meu lado, assumindo a Semps”, disse o prefeito.

Ainda segundo ACM Neto, Leo Prates tinha dúvidas se deixaria o lugar na Assembleia Legislativa para assumir um espaço na administração municipal.“Ele me dizia que a oposição também o estimulava, mas eu mostrei que a cidade precisava dele, do conhecimento dele e do amor que ele sente por Salvador”, afirmou.Leo Prates destacou que é preciso, primeiro, enfrentar o problema da pobreza de frente. “Infelizmente, a pobreza da cidade do Salvador tem cor e ela é negra. Eu já me reuni com a secretária de Reparação, Ivete Sacramento, para que a pasta de Promoção Social seja um instrumento para uma política de reparação efetiva da cidade”, disse.

O atual gestor da Semps revelou, também, que é um militante da causa de deficientes e LGBTs. “Eu fiz uma reivindicação ao prefeito e, a partir de agora, a Unidade da Pessoa com Deficiência (UPCD) sai do gabinete do prefeito e vai para a Semps, porque esta é a minha área. O motivo do convite do prefeito é essa militância na causa das pessoas com deficiência”, contou.

Quanto ao público LGBTs, Leo Prates destacou que a situação preocupa. “Existe o preconceito familiar e aquele praticado dentro de abrigos institucionais da própria prefeitura. Então, ele sofre um abandono da família e do estado. Por isso, vamos colocar em prática as casas e abrigos voltados especificamente ao público LGBT”, afirmou.

Com a saída de Leo Prates da CMS para se candidatar a uma vaga da Alba, quem retorna à Câmara Municipal é o vereador Sérgio Nogueira. “Ele, antes de qualquer pessoa e antes de mim mesmo, já dizia que eu seria prefeito de Salvador. Está ao meu lado desde 2002, quando me candidatei a deputado e nunca se distanciou do grupo, inclusive nas horas difíceis”, disse Neto, sob aplausos.

O deputado estadual Leo Prates é engenheiro eletricista por formação, com pós-graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Foi vereador de 2013 a 2019, exercendo, durante o mandato, a presidência da Câmara Municipal no biênio 2017/2018.

Em 2018, foi eleito deputado estadual, se licenciado para assumir a Semps. No lugar dele na Assembleia, quem assume é o deputado Tiago Correia. Antes, Leo Prates já tinha grande militância partidária, inclusive atuando como secretário-geral do Diretório Central do Estudantes da Ufba. Foi assessor de ACM Neto quando o prefeito era deputado federal.

‘Mobilidade e mais vias’ O último a ser anunciado pelo prefeito ACM Neto foi o vice-prefeito Bruno Reis, que assumiu, oficialmente, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas. O gestor municipal aproveitou para agradecer toda a dedicação e o trabalho do ex-secretário Almir Melo, que, além da Seinfra, já esteve à frente da Sucop. “Ele fez muito por nossa cidade e tem conhecimento de todas as intervenções de infraestrutura realizadas e que precisam acontecer em Salvador”, disse.

O prefeito ACM Neto afirmou que, desde o primeiro mandato, contou com o apoio de “dois fiéis escudeiros”. Ele declarou que, enquanto Leo Prates cuidava da articulação dele na capital, Bruno Reis atuava em cidades do interior. “Assim como Leo, todos crescemos juntos, aprendemos juntos, com erros e acertos. Ao longo desse tempo construímos uma relação de absoluta confiança, nos entendemos pelo olhar. Ele, como poucos, me conhece, assim como eu a ele”, disse Neto, referindo-se ao vice-prefeito.

O gestor municipal também revelou que, em 2019, Leo Prates e Bruno Reis vão andar juntos, já que o vice-prefeito já esteve à frente da Semps. “A responsabilidade de Leo é muito grande, porque ele tem o desafio de superar o trabalho feito por Bruno. Mas, os dois estarão sempre juntos, atuando em conjunto para melhorar a cidade do Salvador”, disse.

Ao final da cerimônia, o vice-prefeito e atual chefe da Seinfra, agradeceu a oportunidade de estar mais uma vez à frente de um órgão municipal. “Não há nada que justifique a luta e a dedicação à vida pública do que servir aos cidadãos, ajudando a transformar a vida das pessoas, principalmente as mais pobres. Vou abraçar essa missão como todas as outras e, hoje, me sinto muito mais seguro para esse novo desafio, que é o desafio da minha vida, de ajudar a transformar a cidade”, declarou.

Ao CORREIO, Bruno destacou que os desafios para a Seinfra estão em acelerar os projetos que já existem, as obras que já tiveram início de execução. “Estamos falando na requalificação do Centro Histórico, com um investimento de R$ 300 milhões, tornando a cidade mais bonita e atrativa para os moradores e visitantes. Queremos abrir novas vias nos bairros, principalmente nos periféricos, que hoje sofrem muito com a questão da mobilidade, além de implementar a cobertura de muitos canais que correm a céu aberto e levam risco para as famílias de comunidades mais pobres da cidade”, afirmou.

Bruno Reis é formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), com pós-graduação em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Atual vice-prefeito da cidade, eleito em 2016 junto com ACM Neto, ele já foi assessor da Câmara de Vereadores, da Câmara Federal e exerceu por duas vezes o mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, tendo recebido prêmios de destaque parlamentar pela imprensa e exercido a função de líder da oposição.

Já foi também secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza no primeiro mandato da atual gestão municipal, trabalhando na elaboração e desenvolvimento de programas importantes, como o Primeiro Passo.

Com a posse e alteração de seis novos postos, o prefeito ACM Neto afirmou que a equipe de secretários está completa e montada. Já quanto a segundo escalão, os nomes só serão definidos e divulgados após reuniões entre o prefeito e os chefes atuais das pastas municipais.

*Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier