Prefeituras-bairro já emitiram 11 mil carteiras de trabalho em menos de um ano

Veja como fazer o pedido do documento

Publicado em 23 de janeiro de 2019 às 10:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

As dez prefeituras-bairro de Salvador já emitiram 11.421 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), desde o mês de maio do ano passado, através da parceria entre a Prefeitura e a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE-BA). As informações foram divulgadas nesta terça-feira (22) pela Prefeitura de Salvador. 

A unidade com maior procura deste serviço foi a Prefeitura-Bairro Barra/Pituba, localizada no Rio Vermelho, com a emissão de 2.705 carteiras. Outras unidades que também tiveram alta procura do serviço foram as Prefeituras-Bairro do Subúrbio e Ilhas, com a emissão de 1.745 carteiras; e Cidade Baixa e Pau da Lima, com 1.650 e 1.030 novas carteiras geradas, respectivamente.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h por ordem de chegada, organizada através da distribuição de senhas que são entregues a partir das 7h30. Para a emissão da 1ª via, o cidadão deve estar munido da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Em caso de 2ª via, além dos documentos citados, também é necessária a apresentação da certidão de nascimento, casamento ou divórcio e a carteira anterior, ou um Boletim de Ocorrência (BO), com os dados da carteira. O prazo de confecção é de 15 dias e a retirada é feita na unidade onde foi realizado o pedido.

É não é necessário esperar receber o documento para se candidatar a uma vaga de emprego. Na ocasião, já é possível realizar uma pesquisa de vagas no guichê do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) e realizar a inscrição. Como a pesquisa de vagas é um outro serviço, é necessário que o cidadão pegue uma senha específica para essa atividade.

“Esse serviço na unidade Barra/Pituba, por exemplo, começou a ser feito no dia 30 de maio de 2018 e na maioria das Prefeituras-Bairro iniciamos esse atendimento entre junho e agosto. São dados muito significativos e trabalharemos para continuar aprimorando os serviços que são oferecidos ao cidadão”, conta a diretora geral das Prefeituras-Bairro de Salvador, Ana Paula Matos.

A solicitação da CTPS também pode ser realizada através do SIMM, localizado na Rua Miguel Calmon, nº 506, Edifício Ouro Preto, no Comércio, ao lado da praça da Mãozinha. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. No espaço, são distribuídas senhas por ordem de chegada, a partir das 6h30.

O limite da distribuição dessas senhas termina as 16h50. Já foram confeccionadas cerca de 654 carteiras de trabalho pelo SIMM, no período de outubro de 2017 a dezembro de 2018.

Confira abaixo as unidades das Prefeitura-Bairro:

- Prefeitura-Bairro Centro/Brotas: Edifício Ranulfo Oliveira, 1 – Praça da Sé - Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas: Rua Pará, 15 – Paripe - Prefeitura-Bairro Cajazeiras: Rua Estrada do Coqueiro Grande, 1220 – Fazenda Grande II - Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga: Avenida Dorival Caymmi, 17 –  Itapuã (NACS Itapuã) - Prefeitura-Bairro Cidade Baixa: Rua Porto dos Mastros, 65 – Ribeira - Prefeitura-Bairro Barra/Pituba: Rua Oswaldo Cruz – Rio Vermelho (em frente ao McDonald’s) - Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano: Avenida San Martin – Santa Mônica (ao lado do Empório dos Pisos) - Prefeitura-Bairro Cabula/Tancredo Neves: Rua Silveira Martins – Cabula (ao lado da Vivo) - Prefeitura-Bairro Pau da Lima: Avenida São Rafael, 186 - São Marcos - Prefeitura-Bairro Valéria: Rua da Matriz – Valéria