Premiada autora baiana lança livro de contos: Chuva Secreta

entretenimento
13.02.2014, 16:12:00

Premiada autora baiana lança livro de contos: Chuva Secreta

A escritora Állex Leilla conta nove histórias que têm a chuva como elo

Nada teria em comum entre um homem atormentado pela culpa de ter abandonado a mãe, a relação amorosa de um jovem gay e cego, e um escritor em busca da amiga desaparecida. Muito menos entre um varredor de rua irritado com o chefe, uma mulher que não sabe se lê um livro ou seduz a vizinha na janela e outra que enfrenta o dilema ético de publicar ou não o espólio literário da amiga morta.

E em que se assemelhariam um homem que se acha o ser mais feio do mundo, outro que sofre pela ausência do amado e um que não consegue se identificar homem ou mulher? Nada? Talvez uma coisa: a chuva.

Isso mesmo, as nove histórias que preenchem as páginas do livro Chuva Secreta (Casarão do Verbo/R$ 26/155 páginas), da escritora baiana Állex Leilla, 42 anos, estão ligadas por cenários chuvosos. Ora em Salvador, ora em Minas. Na nublada São Paulo e até mesmo na ensolarada Maceió, o evento meteorológico está presente. “Decidi usar a chuva como um elemento que faz o sujeito se voltar para dentro de si”, explica a autora.

Lugar Comum
O amor, a sexualidade e o desejo estão presentes na maioria das histórias. Állex revela que esses temas são constantes em seus textos porque  lhe chamam mais atenção: “É uma das coisas que mais me chamam atenção. Na vida acadêmica, pesquiso sobre isso e como escritora também. São coisas que vejo acontecer muito também na vida das pessoas. Quando mudam de cidade, quando fazem coisas novas, muitas vezes são movidas por esses sentimentos”.

E os sentimentos que são comuns a todos se tornam ainda mais próximos do leitor com o fluxo narrativo que permite a sensação de passear na memória dos personagens. “Essa é uma estratégia que faz o sujeito passar de um assunto para outro mais importante e voltar, como se você fosse um chipe dento do personagem”, diz Állex.

Reunir os contos não foi tarefa fácil. Állex deixou de lado dois romances que escrevia para juntar as ideias e criar uma unidade. Chegou a 14 textos, mas achou que nem todos se encaixavam em ritmo e linguagem. Aí veio o exercício de cortar.

Prêmios
A escritora confessa que Felicidade Não Se Conta é o seu conto preferido do livro. Foi o primeiro e lhe rendeu o prêmio do 20º Concurso de Contos Luiz Vilela, em 2010. A narrativa do cotidiano de um jovem pintor cego e seu namorado tem um sabor especial, não só pelo reconhecimento, mas pela experiência que teve ao tentar entender o ponto de vista de alguém que não consegue ver.

"Eu tinha medo de falar do ponto de vista de uma pessoa cega, porque não sou cega. Então eu tapei o olho e ia andando pela casa, e resolvi reescrevê-lo”, recorda.

Mas Felicidade Não Se Conta não é o único conto premiado. Com Não Se Esqueça de Pisar Firme no Coração do Mundo, que também está no livro, Állex Leilla foi selecionada para integrar a antologia Wir sind Bereit - Junge Prosa aus Brasilen, da editora alemã Lettrétage, lançada na Feira de Frankfurt de 2013, na Alemanha: “ É gratificante essa sensação de você ter sido lido, avaliado e ter se destacado entre outros escritores”.

A escritora – que se inspira em artistas como André Gide (1869-1951), Caio Fernando Abreu (1948-1996) e Renato Russo (1960-1996) – já prepara um novo livro. Dessa vez, um romance.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pelo-menos-uma-pessoa-morre-e-duas-ficam-feridas-em-operacao-da-pm-em-portao/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/heroi-da-palestina-veja-por-onde-anda-amilton-tratorista-que-se-recusou-a-demolir-casas/
Dezesseis anos depois, CORREIO mostra como estão ele e as famílias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apresentadora-de-tv-pedida-em-namoro-ao-vivo-termina-romance-por-whatsapp/
"Estou terminando oficialmente o nosso namoro", escreveu ela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-entendo-por-que-fizeram-isso-desabafa-pai-de-garota-de-10-anos-encontrada-morta/
Maria Elaine foi encontrada morta na última quinta-feira (17) a cerca de 100m da casa onde morava
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/reporter-da-globo-agradece-devolucao-de-celular-no-bonfim-obrigado-e-pouco/
Filho de Gandhy recuperou aparelho que seria levado durante a Lavagem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cantor-sertanejo-marciano-morre-aos-67-anos/
Segundo o filho, ele sofreu um infarto fulminante nesta madrugada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voltar-e-um-presente-diz-criolo-sobre-show-em-salvador-nesta-sexta/
Rapper paulista apresenta turnê Boca de Lobo, inédita na cidade
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-assassino-e-alguem-proximo-diz-pai-de-crianca-encontrada-morta-em-alto-de-coutos/
Corpo de menina de 10 anos foi encontrado com blusa suspensa e short na altura da virilha
Ler Mais