Premiado roteirista cubano realiza oficina na Bahia

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 16 de setembro de 2017 às 08:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO

Um dos mais importantes nomes do audiovisual no mundo, o cubano Eliseo Altunaga vai desembarcar na Bahia em outubro. O roteirista de filmes como Violeta foi para o Céu (vencedor dos festivais de Huelva e Sundance); e NO, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2013 e ganhador do prêmio C.I.C.A.E. no Festival de Cannes, vai ministrar uma oficina de roteiros em Salvador, entre os dias 12 e 15 de outubro. Altunaga, que é decano da Escuela Internacional de Cine y Televisiòn de San Antonio de los Baños e professor titular da Universidade de Havana, em Cuba,vem a convite da Vinicius Teixeira Produções. Informações pelo email [email protected] ou pelo celular (71) 99328.1220. Eliseo Altunaga viaja o mundo ensinando roteiro (Foto: Divulgação) Cinema para os miúdos E por falar na sétima arte, o XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, marcado para novembro, fez uma parceria inédita com o Festival Internacional de Cine para Niños y Jóvenes (Divercine), realizado em Montevidéu e em outras cidades uruguaias, para trazer curtas infantis. A mostra reunirá filmes sem diálogos que utilizam diferentes técnicas de animação, produzidos em países das Américas do Sul e Central, da Europa e da Ásia. “É um formato que funciona bem para crianças em idade escolar na faixa de 3 a 12 anos”, diz o curador Ricardo Casas. As exibições acontecerão no  Espaço de Cinema Itaú.

Festa para lagosta  Os chefs Rui Carneiro e Fernanda Possa resolveram festejar o fim do defeso com um festival de lagostas. A dupla, que recentemente se uniu para criar um buffet com a marca do Chez Bernard, vai flertar com a gastronomia francesa para criar o menu do festival que terá edições às quartas e quintas-feiras, a partir das 19h, no Chez Bernard. Rui Carneiro e Fernanda Possa: mistura fina (Foto: Leonardo Freire/Divulgação) Plateia A próxima edição da Mostra LB Home/Artefacto, prevista para ser inaugurada no dia 1º de outubro, terá um ambiente que será definitivamente incorporado à loja: um auditório, com capacidade para 38 pessoas, voltado para a realização de palestras, workshops e outros eventos. O espaço, que sempre foi um sonho da proprietária, a empresária Larissa Bicalho, foi projetado pela arquiteta Ana Paula Magalhães que investiu num tratamento acústico em cobogós de madeira desenvolvidos pela arquiteta brasiliense Candida Maciel.  Larissa Bicalho promove mais uma mostra (Foto: Paulo Souza/Divulgação) Poderosa Uma das principais vozes feministas da atualidade, a pesquisadora das relações entre gênero e etnia, Minna Salami é uma das grandes apostas da setima edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece de 5 a 8 de outubro, em Cachoeira. A escritora nigeriana estará com Cidinha da Silva na mesa Escrita de resistência contra quem deseja sufocar a nossa voz, que acontecerá no sábado, dia 7 de outubro, com mediação de Denise Carrascosa. Salami, que é jornalista e tem divulgado informações relacionadas à diáspora africana e às mulheres nigerianas no famoso blog MsAfropolitan, foi escolhida pela revista Elle, ao lado de personalidades como Angelina Jolie e Michelle Obama, como uma das 12 mulheres que mudaram o mundo. Minna Salami estará na Flica (Foto: Divulgação) [[publicidade]]

Teatro baiano O espetáculo Egotrip - Ser ou não ser? Eis a Comédia recebeu sete indicações ao Prêmio Cenym de Teatro Nacional. Dentre as categorias está as de melhor direção para João Sanches, o de melhor ator para Rafael Medrado e o de melhor ator coadjuvante para Igor Epifânio.  No ano passado, outra produção baiana foi campeã de indicações, Sade, de Gil Vicente Tavares, que ganhou oito indicações e trouxe para a Bahia o prêmio de melhor elenco. João Sanches concorre a prêmio (Foto: Sora Maia/Divulgação) Prefixo de verão A Primavera ainda nem começou e André Zenkner e Fernando Monteiro já estão a mil por hora preparando um dos mais concorridos eventos do verão, o Cortejo do Forte previsto para acontecer no dia 20 de janeiro, na Praia do Forte. Um das novidades desta edição é o retorno da festa para o Hotel Via dos Corais, endereço de origem do evento. Para ostentar a coroa de rainha, a dupla convidou a médica foliã Edelzuita Castro, mãe da cantora Márcia Castro.

Tapas no Othon Pratos tradicionais da cozinha espanhola estão no cardápio do Festival de Tapas que o Othon Hotel promove nos dias 22, 23, 29 e 30 de setembro (sextas e sábados), no lobby bar, das 19h às 23h30. A promoter Jacqueline Costa Lino garante que, além de muito polvo, chouriço e tortilhas, não faltarão os pimentões morrones, morcela e outros tapas. Além, é claro, de sangria, paella e boa música espanhola.