Presidente do COI admite adiamento das Olimpíadas

Faltam 132 dias para o início dos jogos em Tóquio

Publicado em 13 de março de 2020 às 21:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Louisa Gouliamaki/AFP

A 132 dias do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), demonstrou uma certa dúvida sobre a realização dos Jogos por causa do surto de coronavírus.

Anteriormente, o dirigente descartava qualquer possibilidade de adiamento ou cancelamento da Olimpíada, que tem início previsto para 24 de julho. Na última quinta-feira (12), o campeão olímpico de esgrima  por equipes, em Montreal-1976, já não foi tão incisivo. "Seguiremos as recomendações da Organização Mundial de Saúde", apontou.O dirigente alemão reconheceu "sérios problemas nos torneios de classificação", pois várias competições tiveram de ser adiadas por causa do aumento da propagação da doença e também do número de casos pelo mundo. Bach afirmou que outros torneios classificatórios "estão em perigo".

"Temos que reagir de uma forma muito flexível", concluiu o presidente do COI, referindo-se aos critérios a serem adotados nos torneios pré-olímpicos, sem citar modalidades.

Clique aqui para ver a cobertura completa do CORREIO sobre o coronavírus

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, garantiu nesta quinta-feira que o cancelamento da Olimpíada é "impensável". Ela tem o apoio do primeiro-ministro Shinzo Abe. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu adiar os Jogos para o ano que vem.