Presidente do STF, Luiz Fux questiona Bolsonaro sobre possível estado de sítio

Presidente da República negou ao presidente do STF que estivesse pensando em decretar estado de sítio

Publicado em 19 de março de 2021 às 16:14

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Marcos Corrêa/PR e Nelson Jr./SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, contatou nesta sexta-feira (19) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após este relacionar os decretos de restrições editados pelos governadores da Bahia, do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul a um estado de sítio.

As informações são do blog da jornalista Andreia Sadi, no G1. Na chamada, Fux disse a Bolsonaro que teria recebido informações desencontradas do presidente que mencionavam estado de sítio, e também perguntou se seria necessário que ele retornasse a Brasília, já que estava no Rio de Janeiro.

O presidente da República negou ao presidente do STF que estivesse pensando em decretar estado de sítio, e que apenas fez questionamentos, através do Supremo, sobre os decretos das medidas de restrição.

Bolsonaro acionou o Supremo Tribunal Federal para derrubar os decretos que instauraram o chamado "lockdown parcial" na Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. As medidas foram adotadas para diminuir o contágio e mortes causadas pela covid-19.

No entendimento do presidente, o fechamento de atividades não essenciais durante a pandemia só pode ocorrer através de uma lei aprovada pelo Legislativo, e não por decretos de governadores.