Preso da Lava Jato afirma que entregava em mãos dinheiro da propina para políticos baianos

Por Jairo Costa Júnior

Publicado em 10 de maio de 2018 às 05:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Principal alvo da 47ª fase da Lava Jato, o ex-gerente da Transpetro no Nordeste José Antônio de Jesus contou que repassava pessoalmente para políticos baianos a propina arrecadada sobre contratos com a subsidiária da Petrobras. Em depoimento prestado há um mês na Justiça Federal de Curitiba, José Antônio disse ao juiz Sérgio Moro que as entregas em dinheiro eram exigência dos beneficiários do esquema. “As pessoas que estavam recebendo gostariam que (o repasse) fosse feito em espécie”, disse o ex-gerente, ao explicar por que não realizava transferências eletrônicas. “O dinheiro foi entregue pra mim sim, e eu repassei para os agentes políticos”, emendou.Saque e passe  José Antônio revelou que empreiteiras transferiam propina para contas de empresas em nome de duas pessoas ligadas a ele, encarregadas de sacar o dinheiro e entregá-lo. Entre os quais, o antigo sócio e testemunha-chave do caso: o ex-vice-prefeito de Ourolândia José Roberto Vieira (PT), assassinado em 18 de janeiro.

Laços de família

Preso desde 21 de novembro de 2017 no âmbito da Operação Sothis, José Antônio de Jesus afirmou ainda que, em diversas ocasiões, sua parte no bolo total da propina, estimada em R$ 7,5 milhões, era depositada na conta da esposa e da filha. Disse também desconhecer as circunstâncias da morte do ex-sócio, sob investigação da Polícia Federal.  No final do depoimento em que cita a ligação de políticos baianos com o esquema de corrupção, noticiada ontem na Satélite, o ex-gerente da Transpetro sinalizou ao juiz Sérgio Moro a disposição de revelar nomes de pessoas com foro privilegiado para quem ele operava até 2014.

De cima pra baixo

Embora defenda sua candidatura ao governo do estado, o deputado federal João Gualberto (PSDB) admite que um eventual apoio do DEM ao presidenciável tucano Geraldo Alckmin pode levá-lo a desistir da disputa. “É óbvio que as negociações vão incluir também a aliança do PSDB da Bahia em torno de José Ronaldo (candidato do DEM ao Palácio de Ondina). Para nós, a prioridade é a eleição nacional, apesar de achar que a oposição deve ter vários representantes no páreo estadual”, destacou.

Fogo aliado

Ligado ao PT, o presidente da CUT da Bahia, Cedro Silva, quer arranjar problemas para a articulação política do governador Rui Costa. Nos últimos dias, o sindicalista vem disseminando um manifesto em que pede ajuda para  “enterrar a carreira” de 22 deputados federais baianos. Além de 13 adversários dos petistas, a lista tem nove parlamentares de três partidos da base de Rui: PR, PP e PSD. Incluindo o filho do vice-governador João Leão, Cacá Leão (PP).

De presente

A primeira-dama de Caetité, Aline Gondim, ganhou um cargo de coordenadora técnica na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural. Casada com o prefeito Aldo Gondim (PSB), ela era secretária de Desenvolvimento Social da cidade até março de 2017.As críticas feitas pelo governador, celebridades e um pequeno grupo de manifestantes contra o BRT partem de ambientalistas melancias, verdes por fora e vermelhos por dentro   Alexandre Aleluia, vereador do DEM de Salvador, ao falar do silêncio durante a retirada de centenas de árvores para a obra do metrô da Paralela.