Preso em Aracaju mais um envolvido na morte de PM em shopping

Chapão pilotou moto da fuga; outros dois autores do crime já foram condenados e um está foragido

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 15 de fevereiro de 2019 às 13:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Yasmin Garrido/CORREIO

A polícia apresentou nesta sexta-feira (15) mais um envolvido no latrocínio - roubo seguido de morte - do subtenente da Polícia Militar, Fabiano Fortuna e Silva, 40 anos, assassinado em setembro de 2017 no estacionamento do Shopping Paralela, em Salvador. Luis Eduardo Santos Ribeiro confessou o crime - ele pilotava a moto usada na fuga.

Luis Eduardo, também conhecido por 'Chapão', foi preso em Aracaju, de acordo com o delegado Odair Carneiro, coordenador da Força Tarefa que investiga a morte de policiais. O suspeito, que já confessou o crime, era o ‘Dez de Copas’ do Baralho do Crime, da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

De acordo com o delegado, participaram das investigações a Superintendência de Inteligência da SSP-BA, além das Polícias Civil e Militar. A prisão de ‘Chapão’ aconteceu, também, com a ajuda da polícia de Aracaju, onde ele estava se escondendo.“Na quarta-feira (13), o setor de inteligência da polícia de Aracaju entrou em contato com a gente, informando que Luis Eduardo estava prestes a fugir do estado de Sergipe. Foi quando autorizamos o cumprimento do mandado de prisão por eles, porque não daria tempo de chegarmos ao local”, disse Odair Carneiro.Já em Salvador, ‘Chapão’, que foi preso utilizando a camisa de uma empresa de refrigeração, alegou que trabalhava no estabelecimento, o que foi comprovado ser mentira. Ainda segundo o delegado, “ele confessou participação no crime, afirmando que foi o responsável por dirigir a moto utilizada no latrocínio, levando Michel da Silva Nascimento, autor dos disparos, que está foragido, na garupa”.

‘Chapão’ passou o tempo inteiro da apresentação com as mãos no rosto e disse à imprensa que não tinha nada a declarar. Ele também negou que conhecia Michel, além de Carlos Eduardo Santos Araújo, o Dudu, de 37 anos, e Marcelo de Moura Fernandes, 34 - já condenados a 29 anos de prisão pela juíza da 6ª Vara Criminal de Salvador.

“Todos os presos confessaram o crime, inclusive já havendo condenação de Eduardo e Marcelo, detidos em outubro de 2017, ano em que aconteceu a morte do subtenente Fortuna”, disse Odair Carneiro. O delegado complementou: “agora, estamos focados na prisão de Michel. As investigações continuam”.

Baralho do Crime ‘Chapão’ foi localizado após ser incluído, no dia 22 de janeiro de 2019, no Baralho do Crime da SSP-BA, ocupando a posição de ‘Dez de Copas’, que pertencia anteriormente a Marisângela Soares de Souza, 'Mari' ou 'Coroa', que teve mandado de prisão revogado pela Justiça. Subtenente foi morto durante assalto “Essa ferramenta da Secretaria de Segurança Pública foi muito importante para a prisão de Luis Eduardo, uma vez que permitiu a divulgação da identidade do suspeito, o que ajudou nas investigações e recebimentos de denúncias”, explicou o delegado.

Em razão da participação no crime contra o PM, Michel tornou-se o novo 'Oito de Ouros' da ferramenta. Ele entrou no lugar do traficante Natanael de Jesus Santos, 'Natan' ou 'Gordo', capturado por unidades da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Candeias, no início do mês.de janeiro deste ano.

De acordo com Odair Carneiro, os quatro fazem parte de uma quadrilha especializada em saidinhas bancárias que já atua há 4 anos na capital baiana. “Inclusive, o ‘Chapão’ confessou em depoimento que já fez mais de 14 roubou deste tipo. O líder, porém, era Carlos Eduardo”, afirmou.

O delegado também explicou que todos são tratados como autores do latrocínio contra o subtenente Fabiano Fortuna, cada um com uma participação. “O ‘Chapão’, por exemplo, pilotou a moto que levava Michel, autor dos disparos. Já Carlos Eduardo e Marcelo estavam a bordo de um veículo, que era utilizado para observar a movimentação das vítimas”, declarou.

Relembre o caso Em setembro de 2017, por volta das 15h, o subtenente Fortuna sacou R$ 4 mil na agência do Banco do Brasil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Marcelo já estava na agência em busca de uma vítima e, e era aguardado do lado de fora pelos comparsas.

De lá, a quadrilha seguiu Fortuna até o Shopping Paralela, onde a vítima pretendia fazer um depósito em um caixa rápido. No meio do caminho, Michel foi para a garupa da moto pilotada por ‘Chapão’.

Já no estacionamento do centro de compras, eles anunciaram o assalto, segundo Odair Carneiro, sem saber que se tratava de um PM. “Quando soube que se tratava do assalto, o subtenente fez um movimento brusco e acabou sendo atingido. Os quatro fugiram sem levar o dinheiro, mas roubaram a arma de Fortuna. O policial ainda tentou pedir socorro e foi levado ao Hospital Geral Roberto Santos, mas não resistiu”, explicou.

O subtenente Fortuna era lotado na 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Pirajá) e fazia parte da corporação há 19 anos. Ele era filho único e não era casado.

* Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro