Preso mais um integrante da quadrilha de Roceirinho em operação policial na cidade de Nazaré

No mesmo dia, o mototaxista Cleidisson dos Santos Silva, 40, foi preso por associação ao tráfico de drogas

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 20 de agosto de 2015 às 11:30

- Atualizado há um ano

A polícia prendeu o quarto integrante do bando do traficante Roceirinho no município de Nazaré, no Recôncavo da Bahia. Charles Carqueija Caldas, 28 anos, foi preso às 17h de quarta-feira (19), no bairro Santa Rita. Ele estava na beira de um rio com uma certa quantidade de maconha e crack quando foi localizado por policiais civis. De acordo com o delegado Marcos Maia, titular da delegacia de Nazaré e responsável pelas investigações, Charles foi preso também em cumprimento de um mandado de prisão por tráfico.

Já ontem pela manhã, o mototaxista Cleidisson dos Santos Silva, 40, foi preso por associação ao tráfico de drogas durante o segundo dia de operação policial na cidade. Conhecido como "Queo do Apaga Fogo", ele foi candidato a vereador nas eleições de 2012. Segundo a polícia, Cleidisson transportava criminosos em sua motocicleta e atuava como um "olheiro", passando informações da atuação da polícia para a quadrilha. Ele foi preso no bairro de Conceição na manhã desta quarta-feira (19).

Além do bairro de Muritiba, onde está localizada a rua Katiara - que também nomeia o estatuto de uma facção criminosa que atua no Recôncavo e em bairros de Salvador -, a operação aconteceu nos bairros de Apaga Fogo e Cajueiro.

A operação da quarta-feira (19) uma ação menor que a realizada na terça (18), quando um efetivo de 90 policiais, usando motocicletas, viaturas, helicópteros e jet ski cercaram a cidade.  Na ocasião, duas pessoas foram presas: Cylene Souza Bandeira, a Tia Ciça, que já tinha mandado de prisão por tráfico e foi encontrada com uma quantidade de maconha prensada; e Luís Alberto Galvão, o Galvão, 34 anos, que comprava  munições para quadrilha. Também foram apreendidos três coletes, balança de precisão e munições calibre 12. A presença de tantos policiais deixou a população apreensiva. “A cidade acordou cheia de policiais. Polícia Civil, Militar e até Federal. Um corre-corre danado no fim danado no fim madrugada”, declarou a funcionária de uma farmácia.

“Ninguém sabia o que estava acontecendo. Nunca vivos tantas viaturas e policiais se movimentando pela cidade. Até jet-ski teve. Ficamos sem entender. Só depois que soubemos que era uma ação para pegar a Katiara”, declarou a dona de um salão de beleza. O prefeito da cidade de Nazaré, Milton Rabelo, espera que outras operações como a de ontem sejam realizadas na cidade. “A polícia tem dado repostas à sociedade. A questão das drogas está em todo país e espero que o secretário de Segurança Pública continue adotando medidas ... Acredito que o secretário fará uma outra mobilização policial dessas para garantir a segurança na cidade”.

Estatuto da KatiaraKatiara também é o nome do estatuto de uma facção criminosa que rege o tráfico de drogas em vários municípios do Recôncavo e que vem ganhando espaço em Salvador. O estatuto estabelece diversas diretrizes que devem ser seguidas pelos membros da facção - desde critérios para novos membros  até regras para empréstimos, luto, caixinha mensal e até ajuda às famílias.

A Katiara é liderada por Adílson Souza Lima, o Roceirinho, que está preso desde 2012, mas, segundo a polícia, controlava, de dentro do presídio de Serrinha, no Centro-Norte do estado, o tráfico em Maragojipe, Salinas da Margarida, Itaparica, Nazaré das Farinhas, Vera Cruz, Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro, no Recôncavo.

Desde maio, o traficante se encontra no presídio federal de Campo Grande (MS). Em Salvador, Roceirinho domina parte do bairro de Valéria, Águas Claras e Lobato.

Fechamento do comércioNa última quarta-feira (12), um homem em uma moto obrigou os comerciantes da cidade a fechar as portas dos estabelecimentos no bairro de Apaga Fogo. De acordo com a Polícia Militar, a  ação do suspeito foi motivada pela morte de um traficante conhecido como Dieguinho, que aconteceu na manhã desta quarta, em Salvador.A PM informou que o traficante pertencia à facção Katiara e havia sido baleado há cerca de 15 dias durante confronto com a Polícia Civil. Dieguinho era da cidade de Nazaré.

Ainda de acordo com a PM, cerca de 15 guarnições, das policiais Militar e Civil, foram enviadas à cidade para manter a ordem no bairro. Ainda Havia também guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Caatinga).O responsável pelo aviso do fechamento do comércio foi detido pela polícia e encaminhado à delegacia de Nazaré. A polícia não revelou o nome dele, nem se tinha alguma ligação com o traficante morto.

[[saiba_mais]]