'Preto nem de táxi pode andar', denuncia Rafaela Silva após blitz

Judoca medalhista de ouro reclama do modo como foi abordada por policiais quando estava indo para casa, no Rio de Janeiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2018 às 07:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Instagram

A judoca medalhista de ouro nas Olimpíadas do Rio 2016, Rafaela Silva, contou que foi vítima de uma situação constrangedora e preconceituosa ao chegar ao Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (22).

Ela contou em seu Instagram que foi abordada por um policial quando estava dentro de um táxi, na Avenida Brasil. A atleta saiu do aeroporto e tentava chegar em casa quando aconteceu o caso. "Nessa altura do campeonato, chegando no Rio de Janeiro, tive que passar vergonha e descobrir que preto não pode andar de táxi agora. Passaram quatro policiais dentro do carro e ficaram encarando o táxi", relatou. Rafaela optou por fingir que não era com ela e continuou mexendo no celular, mas não adiantou."Daqui a pouco eles ligam a sirene e mandam o taxista encostar. Levaram o taxista pra um lado, e o outro rapaz bateu com a arma na janela e me chamou do outro lado. Isso com a Avenida Brasil inteira olhando, achando que a polícia tinha capturado bandido", continuou.

Depois, ela é reconhecida pelo PM. "O cara olha pra minha cara e pergunta: 'trabalha com o quê?'. Falei que não trabalho, sou atleta. 'Tu é aquela da olimpíada, né? Mora onde?' Jacarepaguá, estou tentando chegar em casa. O taxista disse que me pegou no aeroporto".

"O policial falou: 'ah, tá, pode ir lá então, achei que tu tinha pego na favela (sic). Agora preto nem de táxi pode andar que deve estar assaltando, roubando", concluiu Rafaela.

Resposta da PM A Polícia Militar do Rio de Janeiro divulgou uma nota oficial em resposta ao protesto da judoca: "As declarações da judoca Rafaela Silva de que teria sofrido constrangimento durante uma abordagem ao táxi em que viajava na quinta-feira à noite, na Avenida Brasil, são injustas e não ajudam o trabalho de combate à criminalidade. A Polícia Militar intensificou o policiamento preventivo nos principais corredores viários da Região Metropolitana para reprimir roubos de veículos e carga, adotando critérios técnicos e legais para cumprir sua missão de servir e proteger a sociedade".