Previsão é de chuva ao longo do dia e no fim de semana, diz Inmet

Esta sexta-feira (30) já pode ser considerado o dia mais chuvoso do mês de junho, segundo o instituto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2017 às 10:10

- Atualizado há um ano

O dia que mais choveu no mês de junho em Salvador, de acordo com o o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi esta sexta-feira (30). Até as 9h, choveu 19,6 mm, segundo instituto. A quantidade de chuva é medida a partir de um pluviômetro instalado no bairro de Ondina.

O Cemaden, que tem pluviômetros automáticos instalados em diversas áreas da cidade, registrou que o Centro da cidade foi o local que mais choveu nas últimas 12 horas: foram 28,31 mm. Depois, o bairro com mais chuva é Nova Esperança (28,74 mm). Em seguida, aparece Federação (23,63 mm), Alto do Coqueirinho (20,4 mm) e Valéria (19,28 mm).

De acordo com o Inmet, em todo o mês, choveu apenas 43% da média climática para este período. Para todo mês, era previsto 243,7 mm de precipitação, mas choveu apenas 105,5 mm. Segundo a meteorologista Marinês Cardoso, a previsão é de que o tempo continue nublado ao longo do dia, com chuvas - para o fim de semana, a previsão não muda. A temperatura mínima é de 21 ºC, podendo chegar a máxima de 27 ºC.

Até as 9h, a Defesa Civil de Salvador recebeu duas solicitações. Foram um alagamento de área e uma avaliação de imóvel alagado. Não há registro de feridos.

Essa semana, Salvador registrou o dia mais frio do ano, na madrugada desta terça-feira (27) quando o Inmet registrou 19,6 °C. Mas, apesar da baixa temperatura registrada neste mês, julho e agosto são considerados os meses mais frios na capital, com miníma esperada de 18 °C. Durante esses dois meses, nos últimos 30 anos, a temperatura só ficou abaixo disso, em agosto de 2013, quando o Inmet registrou 17,7 °C.