PRF prende estelionatários especializados em aplicar golpe do ‘cartão’ em aposentados

Dupla tem inquéritos policiais em andamento nos estados do Piauí, Mato Grosso, Maranhão e Amazonas

Publicado em 4 de fevereiro de 2021 às 08:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/PRF

Dois homens que aplicavam golpes a idosos e aposentados foram presos na tarde dessa quarta-feira (4), na BR-407, no trecho de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. Segundo a polícia, a dupla possui uma ficha criminal extensa e com inquéritos policiais em andamento nos estados do Piauí, Mato Grosso, Maranhão e Amazonas.

A prisão aconteceu após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) receber a informação da polícia do Piauí que um aposentado havia sido vítima de um golpe no dia 28 de janeiro, na cidade de Paulistana (PI), quando ele foi retirar seu benefício na agência do Banco do Brasil e foi vítima de furto mediante fraude.

Após furtarem o idoso, a dupla teria seguido em direção à Bahia em um veículo Fiat/Mobi branco. Em diligências, uma equipe da PRF visualizou o automóvel transitando na rodovia com dois ocupantes. Foram solicitados os documentos do veículo, do motorista e do passageiro para uma consulta detalhada nos sistemas de órgãos de segurança.

Após alguns minutos de conversa e pesquisa ao banco de dados, os PRFs verificaram que se tratava da dupla acusada de aplicar o golpe ao idoso em Paulistana, inclusive, os homens trajavam as mesmas vestimentas do dia do crime, conforme vídeos encaminhados para o setor de investigação.

O golpe Segundo a PRF, a dupla de estelionatários oferecia ajuda aos idosos que tinham dificuldade de usar o caixa eletrônico nas agências bancárias. Já de posse do cartão e da senha do aposentado, um dos golpistas dizia que o dinheiro havia acabado. Nesse momento de distração, o segundo homem retirava o dinheiro liberado pela máquina.

Eles depois entregavam o cartão para o idoso que acreditava que o saque não havia sido realizado. Os golpistas ainda orientavam a vítima a procurar um funcionário do banco para resolver o problema do cartão.