PRF resgata mais de 600 animais silvestres na Bahia

Operação de resgate aconteceu em oito dias; 13 espingardas foram apreendidas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2018 às 21:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Mais de 600 animais silvestres foram capturados pela PRF (Foto: Divulgação/PRF) Uma operação organizada pela Polícia Rodoviária Federal resgatou, entre os dias 21 e 29 de agosto, mais de 600 animais silvestres no município de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina.

Os resultados, apresentados como parte da 4ª Etapa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da Bacia do Paraguaçu, foram apresentados em audiência pública nesta quinta-feira (30).

De acordo com a polícia, foram resgatados 609 animais silvestres vivos [aves e répteis], dius animais silvestres mortos [vítimas de caça], além de 13 espingardas apreendidas, outros equipamentos de caça e armadilhas.

Os animais resgatados foram encaminhados para uma base montada na cidade, onde foram examinados por veterinários e biólogos da equipe. Os que tinham condições boas de saúde, passaram por triagem e, em seguida, foram liberados.   Após resgate, aves e répteis foram levadas a uma base de acolhimento e triagem (Foto: Divulgação/PRF) Muitos deles, no entanto, foram encontrados debilitados, segundo a polícia, em pontos de tráfico de animais. Estes foram transferidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Vitória da Conquista, onde permanecem sob cuidados médicos até que tenham condições de ganhar a liberdade.

A PFR informou que nove Termo Circunsciado de Ocorrência (TCOs) foram aplicados. A medida é prevista no artigo 29 de Lei de Crimes Ambientais. Todas as ocorrências, ainda segundo a polícia, foram encaminhadas ao MP-BA.

Em nota, a pasta afirmou que "é referência no combate ao tráfico de animais, graças à sua consciência socioambiental e às parcerias que desenvolveu ao longo dos anos com outros órgãos e ONGs dedicados à preservação da vida. Aspectos socioculturais e geográficos colocam a Bahia, ao mesmo tempo, como rota e destino final do tráfico de animais, além de ser estado fornecedor de espécimes cobiçados pelos criminosos".