Primavera chegou: 5 vinhos com aromas florais para provar agora

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Paula Theotonio
  • Paula Theotonio

Publicado em 27 de setembro de 2018 às 05:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Para um iniciante no universo dos vinhos, principalmente no Nordeste, é estranho e até engraçado ver um apreciador com o nariz na taça, contando que aquele rótulo remete a “framboesas colhidas pela manhã num inverno frio”. Subjetividades, exageros e memórias afetivo-olfativas riquíssimas à parte, a verdade é que essas bebidas possuem, de fato, diversas famílias aromáticas.

Desconhecer tais categorias não prejudica sua experiência, mas dedicar-se a treinar o olfato pode te ajudar a entender suas preferências e, inclusive, a evoluir enquanto enófilo.

Uma dessas famílias é a floral e para identificar melhor os bons odores, comece pelas uvas. Exemplos: Rótulos elaborados com a uva argentina Torrontés (que podem conter, ainda, a variedade Viognier como aliada) trazem essa sensação olfativa de jasmim e gerânio.

Segundo o sommelier José Figueiredo, a uva alsaciana Gewürztraminer exala pétalas de rosas e os tintos elaborados com as variedades Syrah ou Malbec trazem fragrância de violeta. Já o jornalista especialista em vinhos Marcelo Copello aponta aroma de rosas nos Barolos e Barbarescos, feitos com a uva Nebbiolo.

É interessante anotar que, de uma maneira geral, esse “perfume” surge em vinhos sem envelhecimento longo em garrafa. E para ser ainda mais precisa, convidei especialistas para trazerem suas melhores indicações de vinhos com aromas florais. (foto/divulgação)

Patrícia Penha | sommelière

* Luar do Pampa Rosé ( Vinícola Guatambu / Campanha Gaúcha)

“Delicado e aromático; trazendo a expressão máxima dos vinhedos da Estância Guatambu! Paleta aromática ampla; traduzida em aromas de cereja, morangos confitados e flores do campo. Um toque de especiaria enobrece o conjunto. Boa concentração de fruta aliada a muita refrescância, álcool em equilíbrio e generoso retrogosto. Conjunto equilibrado e agradável! Frutos do mar; tapas e saladas são excelentes harmonizações!”

* Marcelo Miras Joven Torrontés

“Um Torrontés patagônico de cultivo orgânico; puro, muito fresco e cheio de vida. A coloração palha com reflexos esverdeados já anuncia o perfil aromático; rico em notas primárias, passando por pêssego, lichia e as típicas nuances florais; lembrando jasmin e pétalas de rosas! Na boca, os citrinos são ancorados por leve doçura, textura untuosa e acidez refrescante. Desses para dias ensolarados, regados a petiscos e bom papo!”

Juliana Britto | sommelière

* Le Casine Sangiovese

“A Sangiovese, como já podíamos imaginar, é a principal uva da Toscana e proporciona ao vinho grande elegância, acidez, versatilidade e complexidade também. Com um vermelho rubi intenso, aroma rico em frutas carnudas, como ameixas, toque de cerejas, em seus aromas florais podemos encontrar violetas e rosas, além de notas de ervas e especiarias, com um paladar equilibrado e levemente tânico. Ideal para acompanhar carnes vermelhas grelhadas e massas.”

* Quinta do Alorna Reserva Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon

“De cor púrpura, intenso aroma de violetas e groselha madura da Touriga, com especiarias próprias do Cabernet e complexidade dada pelo estágio em madeira. Corpo equilibrado e redondo confirma-se na boca o caráter floral e frutos pretos maduros. Final de boca intensa e excelente persistência. Ideal para acompanhar pratos de carne vermelha grelhada ou assada, risotos, massas e pizzas”.

José Figueiredo | sommelier

* Miolo Single Vineyard Riesling Johannisberg 2018

“Límpido, de cor transparente com reflexos esverdeados. O vinhedo que faz este vinho Riesling foi plantado em 1978 na região gaúcha da Campanha Central e trata-se de uma raridade líquida e antiga, muito típica, com aroma de fruta de polpa branca e lembranças florais. Delicado, fino, com muito perfume e acidez vívida. Ideal como aperitivo, mas também pode acompanhar saladas, peixes, aves e queijos frescos de massa mole”.

EM TEMPO

Em Salvador (BA), o Restaurante Coentro oferece na próxima quarta (03), a partir das 19h30, um Menu Degustação assinado pela chef Karine Poggio. Para harmonizar com o cardápio, composto por itens como Nhoque de Banana da Terra com Camarão, Fonduta de Queijo de Cabra e Carré de Cabrito, a casa propõe os vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos da novíssima carta da casa, montada por Patrícia Penha. | R. Marquês de Caravelas, Barra, Salvador – BA. Reservas: 71 9 91810669.

-----

Também na capital baiana, o Coffeetown aposta na mimosa – bebida elaborada com espumante e suco de laranja – como welcome drink do Boozy Brunch do sábado (29). Além do tradicional cardápio da casa, com omeletes, iogurtes, frutas, minisanduíches, toasties e outros, a casa servirá o Nhoque da Fortuna em miniempratados | Av. Sete de Setembro, 1755, Vitoria, Salvador – BA. Reservas: https://linktr.ee/coffeetownsalvador.

----

Em Petrolina (PE), a Lorena Conveniências dá continuidade ao 4º Festival Adega Gourmet com a Noite Baiana. Quem lidera a cozinha é o chef Ugo César, que aposta em preparos que contemplam diversas Bahias: de frutos do mar e cogumelos a ragu de carne seca. A harmonização da noite ficará por conta da Vinícola Rio Sol, sediada no Vale do São Francisco. | Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 499, Loja A, Centro, Petrolina – PE. Reservas: (87) 98836-2770 ou lorenaeventos.eventbrite.com.br.