Primeira decoradora da Bahia, Sizininha Simões comemora 90 anos

salvador
08.03.2019, 18:00:00

Primeira decoradora da Bahia, Sizininha Simões comemora 90 anos

Ela também foi tema de tese de mestrado pela Ufba

Sizininha Simões tem muito o que ensinar. Quando ainda era jovem, a decoradora, hoje aposentada, já havia dado exemplo de como ser uma mulher à frente do seu tempo. Na manhã desta sexta-feira (8), ela reuniu os cincos filhos, netos e amigos para celebrar seus 90 anos, no terraço do Edifício Oceania, no bairro da Barra. 

Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Mas por que Sizininha é tão importante assim? Simples. Ela é ninguém menos que a primeira decoradora de Salvador. Na década de 50, conseguiu um marital em cartório – uma autorização para trabalhar, concedida pelos maridos às mulheres. Isso fez com que a decoradora fosse uma das primeiras empreendedoras da cidade, começando a vida profissional aos 23 anos. Durante a década de 70 e 80, ela esteve à frente da loja As Pandoras -  na época, uma famosa marca de arquitetura e decoração do estado. 

Sizininha também foi tema de uma tese de mestrado na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Por lá, também está em análise o processo de Honoris Causa, que pode transformá-la em professora. 

(Mauro Akin Nassor/CORREIO)
(Mauro Akin Nassor/CORREIO)
(Mauro Akin Nassor/CORREIO)
(Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Cerimônia
Durante a comemoração dos seus 90 anos, o padre Antônio Expedito, da paróquia do São Gonçalo do Retiro, celebrou uma missa. Emocionada, ela assistiu aos sermões ao lado dos filhos e dos cerca de 140 convidados para o brunch (refeição servida entre o café da manhã e o almoço), contratado pelo restaurante Amado, tradicional na capital baiana.

“Precisamos seguir alguns mandamentos para ter qualidade de vida: pensar positivo, ser educado, ser organizado, atencioso, cumprir acordos e falar a verdade. A coisa principal que houve lá em casa, e sempre vai haver, é a sinceridade. Esse é segredo de uma vida longa”, disse a aniversariante. 

A única filha mulher de Sizininha, a chef de cozinha Ina Simões, 69, diz que a matriarca é capaz de unir os cinco filhos, os 14 netos, e todos os bisnetos, que ela já nem sabe mais quantos são.

“Ela é uma matriarca, porque ama e une toda a família. Ela é conhecida na família, amada e querida por ser a pessoa que junta todo mundo. Ela está muito emocionada, chorando muito”, disse a filha. 

O filho, o administrador Guilherme Simões, 67, contou que a mãe, às vésperas da celebração, comentou que lembrou de todas as coisas ruins que já fez na vida.

“Mas ela nunca deixou de ser uma pessoa generosa. Eu disse a ela: ‘Minha mãe, quando você chegar ao céu, o que vai demorar, São Pedro não vai ter nenhum trabalho porque vai ver a infinita lista de coisas boas que você fez e a diminuta lista de coisas ruins que todos nós fazemos. Se você fez alguma coisa errada, você fez dezenas de coisas boas para todos”, contou.

* Com supervisão da subeditora Fernanda Varela


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/medo-de-ter-contato-novamente-diz-professora-intoxicada-por-oleo-em-itapua/
Tailane diz que também abrirá mão de caminhadas na areia da praia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/corpo-da-modelo-que-caiu-de-jet-ski-em-barragem-na-bahia-e-encontrado/
Natural de Jacobina, jovem havia desaparecido em Ponto Novo no último sábado 
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/projeto-comprova-faz-aulao-sobre-como-verificar-conteudos-falsos-nas-redes-assista/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/modelo-de-18-anos-desaparece-apos-cair-de-jet-ski-em-barragem-na-bahia/
Buscas continuam em Ponto Novo; jovem é natural de Jacobina
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/astros-das-series-la-casa-de-papel-e-esquadrao-6-vem-ao-brasil/
Netflix confirmou presença dos artistas em paineis na CCXP 2019, no dia 8 de dezembro em São Paulo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/descarte-de-500-kg-de-petroleo-cru-em-area-ambiental-de-marau-e-investigado/
Prefeitura nega responsabilidade e diz que investiga culpados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-grava-video-com-pedido-de-desculpas-a-torcida-do-bahia/
Atacante causou polêmica após derrota por 3x1 para o Flamengo; veja aqui
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mp-denuncia-policiais-por-abuso-contra-cliente-agredido-na-caixa/
Militares deram 'mata-leão' no empresário Crispim Terral na frente da filha de 15 anos
Ler Mais