Primeiro final de semana de agosto é mais violento do ano na Região Metropolitana de Salvador

Média é de 14 mortes por final de semana; SSP diz que aumento deve-se a crimes passionais e a cinco ações envolvendo mais de uma vítima

Publicado em 7 de agosto de 2017 às 15:23

- Atualizado há um ano

Para quem é supersticioso, agosto começou em Salvador confirmando a má fama. O primeiro final de semana do temido mês foi o mais violento entre todos os outros do ano na capital baiana e região metropolitana, quando foram registrados 29 assassinatos e 11 tentativas, conforme dados do boletim do site da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Destaque negativo para o bairro da Liberdade, onde ocorreu um duplo homicídio no sábado e outro duplo no domingo. Os números do balanço de assassinatos do último final de semana mais do que dobraram em comparação com o mesmo período anterior, que contabilizou 13 assassinatos e três tentativas.   

Antes desse trágico primeiro final de semana de agosto, março registrou os outros dois mais sangrentos do ano. De 18 a 19 de março ocorreram 25 homicídios e cinco tentativas e de 11 a 12 do mesmo mês foram computados 21 assassinatos e uma tentativa.

A SSP informou, por meio de nota, que a média de homicídios durante o final de semana é de 14 casos nos 13 municípios que compreendem Salvador e Região Metropolitana. O órgão atribui a elevação para 29 mortes ao aumento de casos de crimes passionais e a cinco ações envolvendo mais de uma vítima.

Ainda de acordo com a SSP, informações preliminares dão conta que algumas pessoas assassinadas eram envolvidas com o tráfico de drogas, inclusive, com passagens pela polícia. Para a secretaria, isso leva a crer que alguns crimes têm relação direta com a disputa pelo comércio de drogas e acerto de contas.

A nota ainda esclarece que o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) faz o acompanhamento de todos os casos, não descarta a correlação entre alguns deles e já possui indicativo de autoria de, pelo menos, seis mortes. Mas preferiu não citar quais crimes os autores foram identificados para não atrapalhar a investigação. O número de crimes passionais também não foi determinado pela SSP. Qualquer informação sobre a autoria dos casos registrados nesse final de semana pode ser encaminhada ao Disque-Denúncia: (71) 3235-0000.

Veja quem foram os mortos deste final de semana e onde os crimes aconteceram

Sábado (05/08)Edson Braga dos Santos, 41 anos, 0h22, em um imóvel na Estrada do Matadouro, em Cajazeira 5. Dois homens, identidades ignoradas, às 04h38, em um imóvel na Rua Sete de Abril, Liberdade. Rafael Santos Bastos, 29 anos, às 05h14, em um bar Travessa Conselheiro Zacarias, Mares. Marcos Paulo Santos, 44 anos, às 06h10, em via pública, no Loteamento Ilha Verde, Porto dos Santos, em Itaparica. Anailton Reis dos Santos, 20 anos, às 06h50, Hospital do Subúrbio, referente à tentativa de homicídio do dia 04/08/2017, às 18h50, procedente da Ilha Amarela, em frente ao Condomínio Tenda. Jailton de Sousa das Virgens, 26 anos, e Eraldo de Assunção Batista, 19, às 12h46, em via pública na Rua Salvador, Jardim Eldorado, no Km 25, Simões Filho. Homem, identidade ignorada, às 13h13, em via pública na Rua Elis Regina, no Jardim Santo Inácio. Danilo Oliveira Conceição, 27, às16h30, em via pública, na Avenida Glauber Rocha, Baixa de Quintas. Rodrigo de Jesus Damião dos Santos, 25, às 17h05, em um imóvel na Rua Adriano Azevedo Pondé, Mussurunga. Rosana Maria de Vasconcelos Moreira Lima, 55, às 17h31, em um apartamento na Rua Bicuiba, Cond. Terrazzo Verona, Patamares. André Ney dos Santos Rosa, 31, às 17h35, em imóvel na Rua Guaraci de Souza, Calabetão. U. N. da S., 17 anos, às 19h43, no Hospital do Subúrbio referente à tentativa de homicídio do dia 04/08 em frente ao Condomínio Tenda, Ilha Amarela. Natanael Mascarenhas dos Santos, 32, às 19h53, em um imóvel na Rua Ipiranga, Vale das Pedrinhas. Rodrigo Albuquerque de Andrade Mattos, 34, às 20h20, em um imóvel no Largo da Biblioteca, na Ribeira. Homem de identidade ignorada, às 21h, em um imóvel no Residencial Bosque 2, em Dias D’Ávilla Domingo  (06/08)Lucas Cruz Silva, 22, às 0h32, em um imóvel na Rua Monte Sinai, em Pirajá. Luis Claudio dos Reis Damasceno, 25, às 06h12, em via pública na Rua da Pedrita, em Itinga, Lauro de Freitas. Elisson Araújo da Silva, 23, às 09h, em via pública na Localidade do Barreiro, bairro Baixinho, em Mata de São João. Homem de identidade ignorada, às 09h, em via pública na localidade do Andragouro, na Aldeia Hippie, em Arembepe. Raimundo Celson Gama dos Santos, 49, às 11h, em imóvel na Rua Direta, Loteamento Condor, Águas Claras. Um homem e uma mulher, ambos de identidade ignorada, às 11h03, em via pública na Rua Araponga, Liberdade. Rosana Nascimento Lopes, 56, às 12h, em um imóvel na Travessa Aymoré, em Itapuã. M. N. S., 15 anos, e E. DA S. M., 16, ambos do sexo masculino, às 15h30, em via pública na Quadra Direta do Capelão, em Itinga, Lauro de Freitas. Ivonilson Evangelista dos Santos, 25, às 17h50, em via pública na Rua Santo Antônio, em Capelinha do São Caetano. Homem não identificado, às 19h15, em via pública na Rua Lagoa Bela, em Pituaçu.