Primeiro Laboratório de Ensaios Balísticos é inaugurado em Salvador

O novo centro, no SENAI Cimatec, promete agilizar em até oito vezes a certificação de produtos balísticos no país

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2022 às 17:31

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

Salvador passa a contar, a partir desta sexta-feira (5) com o primeiro Laboratório de Ensaios Balísticos das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. A inauguração do espaço, que tem apoio do Exército Brasileiro, através da 6ª Região Militar, do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), ocorreu no SENAI Cimatec - campus Salvador.

O Laboratório de Ensaios Balísticos inicia suas operações com objetivo de apoiar as indústrias de blindagem de todo o país. Para isso, houve um investimento de mais de R$ 800 mil em sua estrutura e equipamentos, de acordo com o Gerente do Centro de Defesa e Segurança do SENAI CIMATEC, Tarso Nogueira.

[[galeria]]

Nessa primeira etapa, os ensaios balísticos são realizados em placas planas e translúcidas, usadas principalmente na blindagem de veículos, e são realizados disparos de projéteis de diferentes calibres na placa a ser ensaiada. A segunda fase de implantação, ainda em desenvolvimento, será realizada no CIMATEC Park, localizado no polo Industrial de Camaçari. Essa etapa pretende atender demandas relacionadas a coletes à prova de balas, instrumentos perfurantes, além de capacetes e escudos balísticos.

Segundo o presidente do Conselho de Defesa da FIEB, Luiz Garcia Hermida, o projeto foi oriundo de uma visão estratégica do SENAI Cimatec com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia, no intuito de atrair novas ações para a instituição. “Esse projeto aqui no estado, certamente vai puxar empresas na área de balística para a região. O objetivo é atender todo o país com esse laboratório e, no futuro, expandir para América Latina e o resto do mundo”.

Pioneiro mundial no mercado de blindagens, o Brasil dependia unicamente do Centro de Avaliação do Exército Brasileiro, localizado no Rio de Janeiro, para testar e certificar produtos para comercialização. O tempo médio desse processo, até a liberação da documentação comprobatória, era de até dois anos. Com o laboratório em Salvador, o processo pode ser encurtado em até oito vezes, sendo seu ciclo concluído no prazo médio de 90 dias.

O General de Divisão, Marcelo Arantes Guedon, comandante da 6° Região Militar do Exército Brasileiro, destaca a importância da criação do novo centro:  “o projeto vai dar mais agilidade aos ensaios balísticos. Atualmente, o Centro de Avaliação do Exército tem este encargo e foi identificado que existe, de fato, um mercado de produtos de proteção balística muito grande no Brasil. Com certeza, o novo laboratório vai trazer melhoria, agilidade e a manutenção de qualidade para os produtos”.

Para o Presidente da Abrablin, Marcelo Silva, a agilidade no momento de comercialização desses produtos, principalmente no ramo de proteção de veículos civis e militares, é essencial para que o país continue à frente no mercado. “Se você desenvolver um produto que demora dois anos para ser aprovado, quando ele ficar apto a ser comercializado, já tem novos materiais sendo desenvolvidos. Então, a gente estava sempre atrasado. Com a autorização de novos laboratórios, esse aqui sendo o primeiro no Brasil, o tempo encurta muito. Conseguimos aprovar os materiais num prazo muito mais rápido, beneficiando o mercado como um todo”, finaliza Marcelo.