Primeiro-ministro do Iraque sofre tentativa em assassinato em casa

Moradores de Bagdá relatam som de uma explosão seguida de tiros

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2021 às 08:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

Autoridades iraquianas divulgaram neste sábado (6) que a residência do primeiro-ministro Mustafa al-Kadhimi foi atingida por foguetes, mas que ele saiu ileso à tentativa de assassinato.

"Eu estou bem, graças a Deus, com o meu povo, e eu peço calma e tranquilidade a todos, pelo bem do Iraque", escreveu o primeiro-ministro em um comunicado publicado nas redes sociais após o ataque.

"Os mísseis da traição não vão desencorajar os que acreditam, e nenhum fio de cabelo será atingido na agilidade e persistência das nossas heroicas forças de segurança em preservar a segurança do povo, alcançar a Justiça e aplicar a lei", completou Al-Khadimi.

Moradores de Bagdá ouviram o som de uma explosão seguida de tiros vindos da direção da extremamente fortificada Zona Verde da capital, que abriga embaixadas estrangeiras e escritórios governamentais. Duas autoridades iraquianas disseram que a residência de al-Kadhimi foi atingida por foguetes. Não ficou claro quem disparou. Os funcionários falaram sob condição de anonimato, de acordo com os regulamentos.

Apoiadores das milícias xiitas pró-Irã acamparam fora da zona verde por quase um mês depois de rejeitarem os resultados das eleições parlamentares do Iraque, nas quais foram os maiores perdedores.