Primo diz que "é fácil" culpar piloto por acidente que matou Campos

brasil
16.01.2015, 13:54:00
Atualizado: 16.01.2015, 13:58:20

Primo diz que "é fácil" culpar piloto por acidente que matou Campos

Martins é apontado pela investigação como o responsável por vários erros que resultaram no acidente

A conclusão da investigação sobre a queda de avião que matou Eduardo Campos foi de que houve falha humana no caso. Para familiares do piloto Marcos Martins, no entanto, "é muito mais fácil" culpá-lo para encerrar a investigação. "Quando não são encontradas provas na caixa-preta, a culpa sempre recai sobre o piloto. É muito mais fácil culpá-lo quando não se tem provas", disse o piloto Carlos Grou, primo do também piloto Marcos Martins, ao Estado de S. Paulo.

Erros de Martins levaram ao acidente, diz investigação
(Foto: Reprodução)

Martins é apontado pela investigação como o responsável por vários erros que resultaram no acidente que matou o candidato do PSB à presidência e mais outras seis pessoas, incluindo ele mesmo. A aeronave caiu em Santos.

Grou acredita que as informações do CVR (Cockpit Voice Recorder), que registra as conversas do piloto, poderiam ajudar nas explicações. Mas o aparelho não gravou as conversas da tripulação. "Se não registrou nada, é preciso que expliquem o porquê", diz Grou.

O piloto disse também que duvida da alegação da Aeronáutica de que Marcos Martins não estava treinado para pilotar um Cessna 560 XL. "O que eu sei é que o Marcos já voava havia quatro anos num XL, que é o mesmo modelo. Eu não sei se ele não tinha experiência com esse avião do acidente, que era mais moderno", afirmou.

Falhas
As investigações da Aeronáutica, que começam a ser divulgadas no início de fevereiro, concluíram que o acidente que matou o presidenciável do PSB e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no meio da campanha eleitoral do ano passado, foi causado por uma sequência de falhas do piloto Marcos Martins - desde a falta de treinamento para aquela aeronave até o uso de “atalho” para acelerar o procedimento de descida.

(Foto: AFP)

Como resultado decisivo, Martins foi obrigado a abortar o pouso e arremeter bruscamente, operando os aparelhos em desacordo com as recomendações do fabricante do avião e acabando por sofrer o que é tecnicamente descrito como “desorientação espacial”. É quando o piloto perde a referência do avião em relação ao solo, não sabe se está voando para cima, para baixo, em posição normal, de lado ou de ponta cabeça.

Essa conclusão sobre a “desorientação espacial” baseou-se em informações sobre os últimos segundos do voo, no momento em que o avião embicou num ângulo de 70 graus e em potência máxima, como se o piloto acelerasse pensando que estava em movimento de subida, quando na verdade estava voando para baixo, rumo ao solo.

O acidente ocorreu na manhã de 13 de agosto de 2014, quando o Cessna 560 XL saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio, rumo à Base Aérea de Santos, no Guarujá, em São Paulo. Por volta de 10 horas, a aeronave caiu em Santos, no bairro Boqueirão. Além de Eduardo Campos, que estava em terceiro lugar na corrida presidencial, morreram quatro assessores dele, o piloto e o copiloto Geraldo Magela Barbosa.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/verdadeiro-ou-falso-videos-deepfake-estao-cada-vez-mais-reais/
Manipulação de imagem com uso de inteligência artificial diverte, mas acende alerta para disseminação de notícias falsas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/taylor-swift-lanca-o-lover-o-setimo-album-de-sua-carreira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-paulista-o-terno-apresenta-novo-album-no-tca-nesta-sexta-23/
Disco <atrás/além> é o quarto da carreira do trio liderado por Tim Bernardes
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rita-beneditto-apresenta-tecnomacumba-no-ic-encontro-de-artes/
Show acontece no Goethe-Institut nesta sexta (23), às 20h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeito-de-golpe-milionario-tem-prisao-preventiva-decretada-na-bahia/
Homem mentiu para a família e disse que ficou rico após ganhar na Mega-Sena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/skatista-de-11-anos-pode-representar-o-brasil-na-olimpiada/
Rayssa Leal estará em Lauro de Freitas neste fim de semana para disputar Circuito Brasileiro de Skate
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-gil-e-carlinhos-brown-agitam-a-semana-do-clima/
Artistas defenderam o meio ambiente e a luta pela preservação da natureza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-colocar-fogo-em-onibus-homem-se-esfaqueia-em-copacabana/
Vídeo mostra veículo tomado por fumaça; suspeito tem passagem por homicídio
Ler Mais