Principal restaurante da Ufba ficará fechado no início do semestre letivo

Aulas começam nessa segunda-feira (18), sem alimentação no campus de Ondina

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 15 de fevereiro de 2019 às 19:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Os alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) voltarão às aulas nessa segunda-feira (18), mas muitos não poderão usufruir do Restaurante Universitário (RU). Isso porque a estrutura do principal campus da instituição, em Ondina, está fechada para reforma desde o dia 11 de fevereiro.

A assessoria de comunicação da Ufba explicou que não há data prevista para o término da obra, mas que será uma reforma extensa e, por isso, demanda tempo para ser concluída. Apesar de ainda não ter dia exato para a entrega, a universidade diz que o transtorno não deve durar o semestre inteiro.

Ao CORREIO, a Ufba disse ainda que as mudanças planejadas "não são estéticas, e sim para melhorar a qualidade do que é produzido, estrtuturar melhor a qualidade de produção e o próprio alimento que é servido aos alunos".

No campus de Ondina, estudam os alunos de 29 cursos (confira abaixo). No entanto, como nem todos os campi possuem restaurantes, o de Ondina atende também a estudantes de outros prédios.  Em comunicado (clique aqui para ler), a Ufba informou que "durante este período, os bolsistas beneficiários do Serviço de Residência Universitária (SRU), Auxílio Moradia e Serviço/Auxílio Alimentação farão suas refeições nos Pontos de Distribuição do Corredor da Vitória e São Lázaro". Disse ainda que "inicialmente, o acesso aos Pontos de Distribuição será exclusivo para os bolsistas regulares do Serviço Alimentação".

Os demais alunos que não usufruem da bolsa devem buscar informações com o Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Ufba (Proae), em frente à Faculdade de Arquitetura da Ufba (Faufba), na Federação.

Na segunda-feira (18), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufba deve se reunir com a reitoria para debater alternativas para os alunos bolsistas que, porventura, enfrentem dificuldades para se alimentar na instituição.

Em seu guia estudantil, a Ufba informa que o RU do Campus de Ondina "atende a alunos, professores e técnicos administrativos a preços acessíveis". O almoço funciona das 11h às 14h e custa R$ 2,50. O jantar, que tem o  mesmo valor, vai das 17h30 às 20h.

A Ufba não informou quantos alunos estudam no campus de Ondina, nem quantos são atendidos no restaurante.

Licitação Além da mudança estrutural, o RU também terá alteração na empresa que fornece a alimentação aos estudantes. O contrato com a antiga fornecedora, a Bestmeal, chegou ao fim e não foi renovado. Após licitação, a RM Serviços venceu e assumirá o restaurante da universidade. O contrato já está assinado.

Cursos: Artes Ciências Biológicas Ciência da Computação Ciência e Tecnologia Dança Estatística Estudos de Gênero e Diversidade Farmácia Física Gastronomia Geofísica Gestão do Transporte e Trânsito. Geologia Humanidades Jornalismo Letras Vernáculas Licenciatura em Computação Língua Estrangeira Moderna Língua Estrangeira - Inglês/Espanhol Língua Estrangeira Moderna ou Clássica Matemática Medicina Veterinária Oceanografia Produção em Comunicação e Cultura Saúde Transporte Terrestre Química Sistemas de Informação Zootecnia